O lateral-esquerdo Marçal, jogador do Botafogo, foi suspenso por dois jogos pela 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido a sua expulsão durante a partida contra o Corinthians, no dia 22/9.
Já tendo cumprido um jogo automático de suspensão, o jogador estará ausente apenas no duelo contra o América-MG, que acontece nesta quarta-feira (18), no Independência, válido pela 27ª rodada do Brasileirão. É importante ressaltar que a decisão pode ser recorrida.
A punição imposta foi baseada no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que tem relação com jogadas violentas. No incidente, o lateral atingiu a perna do jogador Pedro, do Corinthians, com as travas da chuteira.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
Após uma revisão solicitada pelo VAR, o árbitro Paulo César Zanovelli da Silva, que inicialmente havia dado um cartão amarelo, mudou sua decisão para um cartão vermelho.
Marçal, no entanto, não recebeu uma punição adicional e apenas foi advertido por ter direcionado a frase “Isso aqui que é roubo, Abel” às câmeras de transmissão, em um recado ao treinador Abel Ferreira, do Palmeiras.
O treinador havia declarado que sua equipe estava sendo prejudicada na partida contra o Grêmio, disputada um dia antes, na Arena do Grêmio.
Os auditores do STJD atenderam ao pedido do advogado do Botafogo, André Alves, e descartaram a aplicação do artigo 243-F (ofensa à honra), optando pelo enquadramento no artigo 258 (conduta contrária à disciplina e à ética desportiva).
Dessa forma, a pena de um jogo foi convertida em advertência pelo tribunal.