
Botafogo inaugura estátua do mascote no Estádio Nilton Santos – Vídeo | Divulgação/Botafogo
Em um dia histórico para a torcida do Botafogo, o mascote Bira ganhou vida no Estádio Nilton Santos! Na tarde desta quarta-feira (17), foi inaugurada a estátua do cãozinho alvinegro, na entrada do setor leste, em uma cerimônia que contou com a presença de peso.
+ LEIA TAMBÉM: ►Torcedor que fez gestos racistas é punido no Atlético-MG
John Textor (acionista majoritário da SAF), Thairo Arruda (CEO da SAF) e Durcesio Mello (presidente do clube), além de outros membros da diretoria.
Sendo assim, a estátua, de autoria do renomado escultor Rafael Brancatelli, autor da obra “Touro de Ouro” em frente à Bolsa de Valores (B3) em São Paulo, representa muito mais do que um simples enfeite. É uma homenagem à torcida apaixonada do Botafogo, que vive um amor incondicional pelo clube e é parte fundamental de sua história.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Por fim, o mascote, lançado em 2022, rapidamente se tornou parte da cultura dos torcedores e se conecta cada vez mais com o DNA botafoguense. Assim, a estátua é um símbolo de um novo momento para o clube, que busca retomar seu lugar de destaque no cenário futebolístico brasileiro.
Além disso, Rafael Brancatelli revela o desafio de criar uma obra que transmitisse a bravura e força do mascote sem exagerar na agressividade.
“É uma imensa responsabilidade manifestar através da arte o mascote de um time centenário, tão tradicional e com torcedores apaixonados”, confessa o artista. “Me preocupei em manter a conexão que o Bira tem com as diversas gerações e me senti imensamente honrado por fazer parte dessa história”, completa.