
No Estádio Nilton Santos, Botafogo goleia Juventude em jogo envolvente | Créditos: Vitor Silva/Botafogo
O Botafogo não tomou conhecimento do Juventude e goleou por 5 a 1, neste domingo (21), pela 3ª rodada do Brasileirão, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Com a vitória, o Fogão assume a 3ª posição na tabela, com 6 pontos, apenas 1 atrás de Flamengo e Red Bull Bragantino, que lideram a competição, com 7. Já o time gaúcho amarga a primeira derrota na competição e cai para o 13º lugar, com 4 pontos.
A partida começou em ritmo acelerado, com o Botafogo pressionando alto e buscando o gol logo nos primeiros minutos. E a estratégia funcionou: aos três minutos, Júnior Santos aproveitou cruzamento preciso de Victor Cuesta para abrir o placar. O lance gerou dúvidas de impedimento, mas o VAR confirmou a marcação.
O Juventude tentou reagir, mas esbarrou na forte marcação do Fogão e na qualidade técnica dos jogadores botafoguenses. Aos oito minutos, pênalti em cima de Danilo Barbosa foi convertido por Tiquinho Soares, ampliando a vantagem do Alvinegro. A situação do time gaúcho ficou ainda pior aos 37 minutos, quando Lucas Freitas recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Show de bola no segundo tempo
Com um a menos, o Juventude não teve forças para reverter o placar. O Botafogo aproveitou a superioridade numérica e dominou completamente a segunda etapa. Logo aos três minutos, Júnior Santos fez grande jogada e tocou para Danilo Barbosa, que finalizou com categoria para o fundo das redes.
Aos 15 minutos, Savarino cobrou falta com maestria e marcou um golaço, ampliando a goleada para 4 a 0. O Fogão ainda teve a chance de marcar o quinto gol com Danilo Barbosa, aos 25 minutos, mas o lance foi anulado por impedimento.
Nos minutos finais, o Juventude conseguiu marcar o gol de honra com Danilo Boza, de cabeça, mas o placar já estava definido: Botafogo 5 a 1 Juventude.
Destaques da partida
Danilo Barbosa foi o grande nome do Botafogo na partida. Além de marcar um gol, o volante participou diretamente de outros dois lances e dominou as ações no meio-campo. O zagueiro Bastos também teve atuação impecável, com cortes precisos e antecipações certeiras.
Próximos compromissos
O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira (24), às 19h (de Brasília), para enfrentar o Universitario (PER), pela Copa Libertadores. Já o Juventude busca se recuperar da derrota no próximo domingo (28), às 18h30 (de Brasília), quando recebe o Athletico-PR, pelo Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 5 x 1 Juventude
Local: Rio de Janeiro (RJ) | Estádio Nilton Santos
Data e Hora: 21/04/2024, às 18h30
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Cartões amarelos: Gabriel Inocêncio (JUV) / Jeffinho, Marlon Freitas e Diego Hernández (BOT)
Cartões vermelhos: Lucas Freitas (JUV)
Gols: Júnior Santos (1-0) (04’/1ºT) / Tiquinho Soares (2-0) (09’/1ºT) / Danilo Barbosa (3-0) (09’/2ºT) / Savarino (4-0) (16’/2ºT) / Jacob Montes (5-0) (35’/2ºT) / Danilo Boza (5-1) (40’/2ºT)
BOTAFOGO: Gatito; Mateo Ponte (Damián Suárez, Intervalo), Lucas Halter, Bastos (Pablo, 17’/2ºT) e Hugo; Danilo Barbosa e Marlon Freitas; Savarino, Jeffinho (Diego Hernández, Intervalo), Júnior Santos (Jacob Montes, 27’/2ºT) e Tiquinho Soares (Eduardo, 17’/2ºT). Técnico: Artur Jorge
JUVENTUDE: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas e Gabriel Inocênio; Caíque e Luis Mandaca; Lucas Babrosa (Thiaguinho, 20’/2ºT), Nenê (Rodrigo Sam, 43’/1ºT) e Jean Carlos (Marcelinho, Intervalo); Erick (Ruan, Intervalo). Técnico: Roger Machado