
Botafogo estreia na Recopa Sul-Americana em busca de título inédito | Reprodução/Instagram | @conmebolrecopa
Pelo nono ano consecutivo, o Brasil terá um representante na Recopa Sul-Americana. O Botafogo entra em campo nesta quinta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), contra o Racing, na Argentina, pelo jogo de ida da decisão.
O clube alvinegro busca conquistar o título inédito e se juntar ao seleto grupo de campeões brasileiros da competição, que inclui Flamengo e Fluminense.
Brasil domina histórico da Recopa
Criada em 1989, a Recopa Sul-Americana tem o Brasil como o país mais vitorioso. As equipes nacionais somam 13 títulos e contam com dez clubes diferentes ergueram a taça.
Entre eles, três times conquistaram o bicampeonato: São Paulo, Grêmio e Internacional. Outras equipes que também levaram a taça incluem Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Santos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Nos últimos sete anos, pelo menos um time brasileiro participou da final da Recopa Sul-Americana. Em 2022, a disputa foi 100% nacional, entre Palmeiras e Athletico-PR. Nas outras seis edições, o Brasil obteve três vitórias e sofreu três derrotas. Em 2023, o Fluminense superou a LDU, do Equador, e conquistou o título inédito.
Retrospecto positivo contra argentinos
O Botafogo tem um histórico favorável para se apoiar. Desde a primeira edição do torneio, em 1989, equipes brasileiras enfrentaram times argentinos em oito finais. O Brasil saiu vitorioso em cinco delas, enquanto a Argentina venceu três vezes.
No entanto, os argentinos levaram a melhor nas duas últimas decisões. Em 2019, o River Plate derrotou o Athletico-PR. Em 2021, o Defensa y Justicia superou o Palmeiras.
Confira as finais entre brasileiros e argentinos na Recopa Sul-Americana:
- 1996 – Grêmio x Independiente
- 1998 – Cruzeiro x River Plate
- 2006 – Boca Juniors x São Paulo
- 2011 – Internacional x Independiente
- 2014 – Atlético-MG x Lanús
- 2018 – Grêmio x Independiente
- 2019 – River Plate x Athletico-PR
- 2021 – Defensa y Justicia x Palmeiras
Favoritismo dos campeões da Libertadores
Outro fator positivo para o Botafogo é o desempenho histórico dos campeões da Libertadores na Recopa. Desde 1989, em 20 edições o vencedor da principal competição sul-americana também conquistou a Recopa.
Em apenas sete oportunidades o campeão da Libertadores foi derrotado na final. A última vez que isso aconteceu foi em 2023, quando o Flamengo perdeu para o Independiente del Valle.