Rio de Janeiro - Capital

BOPE começa a usar câmeras em uniformes na próxima segunda

BOPE começa a usar câmeras em uniformes na próxima segunda

Foto: Divulgação – Agência Brasil

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar está prestes a receber um reforço tecnológico. A expectativa é que até a próxima segunda-feira (8) os policiais estejam equipados com câmeras acopladas aos uniformes. A informação foi confirmada pelo secretário da PM, coronel Luiz Henrique Pires, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (2).

De acordo com o coronel Pires, a corporação está em processo de consolidação das contratações necessárias para o bom funcionamento da ferramenta. Além disso, a PM planeja também acoplar as câmeras em policiais que atuam nas vias expressas e integrar o projeto com as prefeituras dos municípios.

“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”

Ao todo, já foram implementadas 11.249 câmeras e outras 1.660 estão em fase de implantação, totalizando 13 mil unidades contratadas. Essa medida atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2022, que já foi implementada em alguns batalhões.

Durante a coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o coronel Pires também destacou a importância das câmeras de segurança para auxiliar nas investigações de casos como a morte de três suspeitos em Parada de Lucas, durante uma ação do Bope.

Funcionamento do sistema de monitoramento

O sistema de monitoramento das polícias do Rio é independente, sendo ativado automaticamente e sem a necessidade de autorização do agente. O CICC pode acessar as imagens em tempo real, mesmo que o agente não tenha ativado a câmera. As gravações são mantidas em um banco de dados por um ano, a partir do momento em que os agentes deixam os batalhões.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *