Estado do Rio de Janeiro

Bombeiros combatem 1.264 focos de incêndio no Estado do Rio

Bombeiros combatem 1.264 focos de incêndio no Estado do Rio

Bombeiros combatem 1.264 focos de incêndio no Estado do Rio | Divulgação/Rafael Wallace

O Corpo de Bombeiros enfrentou mais de mil focos de incêndio florestal nos últimos três dias, totalizando 1.264 ocorrências no estado. A média de atendimentos foi de 421 focos diários. Nesta segunda-feira (16), oito novos incêndios foram registrados, dos quais cinco já foram controlados.

+ LEIA TAMBÉM: ►Pablo Marçal é internado após agressão de Datena em debate

Desde o início do ano, cerca de 16,5 mil incêndios florestais foram registrados pelos bombeiros. As altas temperaturas e o clima seco contribuem significativamente para a propagação das chamas, criando condições favoráveis para que os incêndios se espalhem rapidamente. Esses fatores naturais complicam o controle e a extinção dos focos.

O Gabinete de Gestão de Crise, instalado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio, monitora a situação 24 horas por dia. Com profissionais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, o objetivo do gabinete é reforçar as estratégias de combate aos incêndios no estado, acompanhando as condições meteorológicas e atendendo aos chamados de emergência feitos pelo 193.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Os bombeiros atuam tanto por terra quanto pelo ar. Para enfrentar os focos, contam com equipamentos como motobombas portáteis, abafadores, bombas costais e tanques flexíveis com capacidade de 25 mil litros, permitindo o abastecimento por helicópteros. Também foram adquiridos motosserras, sopradores e kits para operações em montanha.

Drones equipados com câmeras térmicas auxiliam no monitoramento das áreas atingidas, e aeronaves transportam até 1.200 litros de água, atacando diretamente os focos em regiões de difícil acesso.

+ LEIA TAMBÉM: ►Casa desaba em Cascadura e deixa idoso ferido

O Corpo de Bombeiros alerta para a importância de prevenir novos focos de incêndio. A população deve evitar o descarte de guimbas de cigarro em áreas verdes e estradas, abster-se de fazer fogueiras em acampamentos ou perto de residências, além de não realizar queimadas para descarte de lixo ou abertura de áreas de cultivo. Soltar balões também é uma prática criminosa que pode causar graves incêndios.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *