
Bolsonaro instala tornozeleira eletrônica e cumpre recolhimento noturno por ordem do STF | Reprodução/TV Globo
O ex-presidente Jair Bolsonaro usa tornozeleira eletrônica desde a manhã desta sexta-feira (18), após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida é parte das restrições impostas no inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado.
A instalação ocorreu na sede da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seap). Além do monitoramento, Bolsonaro deve cumprir recolhimento domiciliar entre 19h e 7h, inclusive nos fins de semana. Ele também está proibido de se comunicar com diplomatas, embaixadores, investigados e réus nos processos em curso no STF.
A defesa do ex-presidente reagiu com uma nota em tom duro, chamando as medidas de “severas” e afirmando que foram recebidas “com surpresa e indignação”. Os advogados disseram que Bolsonaro tem cumprido todas as determinações judiciais e prometem se manifestar “no momento oportuno”.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Segundo relatório da Polícia Federal, Bolsonaro vem atuando para atrapalhar o julgamento relacionado ao processo do golpe. As ações atribuídas a ele podem configurar crimes como obstrução de Justiça, coação no curso do processo e até tentativa de atentado à soberania nacional.
Desde fevereiro de 2024, Bolsonaro segue com o passaporte retido, fruto da Operação Tempus Veritatis. Sua defesa já tentou quatro vezes recuperar o documento, mas todos os pedidos foram negados por Moraes.