BrasilSul

Bolsa Família: Pagamento começa hoje no Rio Grande do Sul

Bolsa Família: Pagamento começa hoje no Rio Grande do Sul

Bolsa Família: Pagamento começa hoje no Rio Grande do Sul | MDAS/Divulgação

Em meio à situação de calamidade pública causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o pagamento da parcela do Bolsa Família referente a maio foi antecipado para esta sexta-feira (17) para 620 mil famílias gaúchas.

+ LEIA TAMBÉM: Auxílio para o RS: Lula se reúne com prefeitos para definir medidas

A medida emergencial, tomada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), visa garantir o acesso rápido ao benefício para as famílias atingidas pelas inundações.

Excepcionalmente, o governo federal unificou os depósitos em uma única data, o primeiro dia do cronograma do programa de transferência de renda para este mês. Isso significa que todos os pagamentos que seriam feitos nos próximos dias, conforme o calendário regular, foram antecipados para hoje.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

O valor médio de cada benefício é de R$ 672,74, e a estimativa do MDS é que o repasse unificado vai injetar R$ 416 milhões na economia gaúcha, um importante suporte para as famílias que enfrentam as dificuldades causadas pelas chuvas.

Assim, Porto Alegre é a cidade com maior número de famílias contempladas pelo programa no estado, com 80,9 mil beneficiários em maio. Na sequência, os cinco municípios com mais famílias contempladas são Pelotas (23,9 mil), Canoas (20,7 mil), Viamão (19 mil) e Gravataí (17 mil).

Em decorrência da situação de calamidade, o governo recomenda que os beneficiários evitem ir a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) para sacar o benefício. O valor já está disponível para saque na conta-poupança da Caixa Econômica Federal ou no Caixa Tem.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Sendo assim, pelo aplicativo Caixa Tem, os beneficiários podem realizar compras em estabelecimentos comerciais, transferir dinheiro via Pix e pagar boletos bancários. Também podem sacar sem cartão do Bolsa Família nas lotéricas do estado, correspondentes Caixa Aqui, terminais de autoatendimento e, se necessário, nas agências bancárias da Caixa.

Dessa forma, para facilitar o acesso ao benefício nas regiões mais afetadas pelas chuvas, como Roca Sales, Montenegro e Cruzeiro do Sul, a Caixa Econômica Federal disponibilizará caminhões de atendimento presencial à população. Assim, estas unidades móveis prestam os mesmos serviços de uma agência bancária física, inclusive a solicitação da 2ª via do Cartão do Bolsa Família.

Portanto, neste fim de semana, 16 agências de nove municípios gaúchos funcionarão tanto no sábado (18) quanto no domingo (19), das 10h às 15h. Assim, as cidades com serviços extras são: Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Gravataí, Eldorado do Sul, Montenegro, Tramandaí e Lajeado. Os endereços das agências podem ser consultados no site da Caixa.

Orientações para casos específicos

  • Beneficiários sem cartão ou acesso ao aplicativo: Buscar uma agência da Caixa na cidade mais próxima, com documento de identidade em mãos.
  • Beneficiários sem cartão e sem documento de identificação: Buscar a emissão de um novo documento e, posteriormente, dirigir-se a uma agência da Caixa.
+ LEIA TAMBÉM: Racismo no Peru: Botafogo repudia e cobra ações – Vídeo

Enfim, outras informações sobre o pagamento do Bolsa Família podem ser consultadas pelo Caixa Cidadão no telefone 111, Disque Social 121, aplicativo Bolsa Família e site da Caixa.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil