Na manhã da última sexta-feira (16), a Polícia da 28ª Delegacia de Polícia (Campinho) prendeu o bispo evangélico Ildelândio Fernandes do Nascimento, de 51 anos, condenado por abusar sexualmente de fiéis. O indivíduo, residente no bairro do Anil, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, coagia suas vítimas a manterem relações sexuais com ele sob a alegação de ser uma “ordem de Deus”.
As investigações revelaram que uma das vítimas do agressor foi uma menina de apenas 9 anos. Embora não tenha havido relações sexuais, Ildelândio realizou carícias em suas partes íntimas, ameaçando tanto a criança quanto seus pais com consequências graves caso o crime fosse denunciado.
Para outras duas vítimas que foram ouvidas durante o processo de investigação, o bispo utilizou a desculpa de que aquela era uma “prova” que Deus estava impondo em suas vidas, sugerindo que isso as protegeria de males maiores. Os abusos ocorreram no decorrer do ano de 2021 e foram devidamente denunciados às autoridades competentes.
Ildelândio Fernandes do Nascimento foi encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá a sentença determinada pela Vara Criminal de Jacarepaguá. A detenção do bispo evangélico ressalta a importância do combate aos crimes de abuso sexual e reforça o compromisso das autoridades em garantir a segurança e proteção das vítimas de tais violências.