A brasileira Beatriz Haddad Maia fez história no saibro de Paris ao vencer a poderosa Ons Jabeur, número sete do mundo e ex-segunda colocada do ranking. A partida foi realizada nesta quarta-feira, dia 8, na quadra central Philippe Chatrier, e durou 2 horas e xx minutos.
Em um jogo marcado por uma série de quebras no primeiro set, a tunisiana conseguiu fechar por 6/3. Entretanto, no segundo set, Bia Maia ganhou confiança e chegou ao set-point no final. A rival conseguiu salvar, mas no tie-break a brasileira mostrou valentia e fechou com um vencedor de forehand na paralela.
No terceiro set, Bia Maia continuou dominando os pontos da base e anulou o serviço da tunisiana, que perdeu as esperanças. Com duas quebras, a paulistana abriu 3 a 0 e permitiu que Ons Jabeur devolvesse uma delas. Depois de um longo game, Bia tornou a quebrar fazendo 4 a 1, e após salvar vários breaks, confirmou a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (7/5) e 6/x.
Com a conquista, Bia Maia se tornou a primeira brasileira a chegar na semifinal de Roland Garros desde Maria Esther Bueno em 1966. Somando os homens, ela é a primeira brasileira a atingir tal feito desde Gustavo Kuerten, quando foi campeão em 2001. Agora, a brasileira enfrentará a bicampeã do torneio em 2020 e 2022 e número 1 do mundo, Iga Swiatek, ou a sexta colocada, a americana Coco Gauff, atual vice-campeã.
Aos 25 anos, Bia Maia segue fazendo história e mostrando toda sua habilidade e determinação nas quadras de Roland Garros.