O Banco Central (BC) comunicou nesta sexta-feira (22) um novo vazamento de dados Pix, desta vez afetando 87.368 chaves de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD). Este é o sétimo incidente desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos em novembro de 2020.
O vazamento, que ocorreu entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024, expôs dados como nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. Segundo o BC, falhas pontuais nos sistemas da Sumup foram a causa do problema.
“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”
É importante ressaltar que dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos. O BC também informa que o vazamento não significa necessariamente que todas as informações foram capturadas por terceiros.
A Sumup foi notificada pelo BC e tomou medidas para mitigar a situação. Assim, aumentar a proteção dos dados e diminuir as chances de que o fato se repita. Todos os clientes afetados serão avisados por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição.