Leste FluminenseNiterói

Bancas de jornais de Niterói serão realocadas em reforma urbanística

Bancas de jornais de Niterói serão realocadas em reforma urbanística

Bancas de jornais de Niterói serão realocadas em reforma urbanística | Divulgação

Nove bancas de jornais localizadas no Centro de Niterói serão transferidas nos próximos dias como parte de uma reforma urbanística promovida pela prefeitura. A medida afeta oito pontos de venda na Avenida Visconde do Rio Branco e um na Rua São Domingos, próximo à Concha Acústica. O objetivo é melhorar a mobilidade e acessibilidade na região.

+ LEIA TAMBÉM: Niterói: Cidade Limpa melhora conservação urbana no Fonseca

A decisão foi publicada no Diário Oficial no último sábado (04) e integra um projeto da Secretaria de Urbanismo. Apesar da iniciativa, jornaleiros ainda aguardam esclarecimentos sobre como a realocação será realizada. Antônio Ciambarella, diretor da Associação dos Proprietários de Bancas de Jornais de Niterói (Aproban), demonstrou esperança, mas destacou a necessidade de maior diálogo com a prefeitura.

“Acredito que um diálogo com a gestão seria positivo. Mas, até agora, não conseguimos visualizar como será feita a realocação das bancas em um Centro que já possui muitos pontos de venda. Vamos sentar com eles para tentar chegar a um denominador comum”, afirmou Ciambarella.

Contexto da Realocação

Em 2024, a gestão anterior apresentou um projeto de reformulação das bancas, que foi aceito pelos trabalhadores. Na época, R$ 200 mil foram investidos para atender às exigências municipais. No entanto, segundo Ciambarella, o atual processo ocorreu de forma acelerada.

“Nos deram apenas dois dias úteis para desocupar os espaços. Queremos entender os argumentos da prefeitura e encontrar uma solução que contemple todas as partes”, completou.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Antonio Giglio, presidente da Aproban, informou que uma reunião com representantes da prefeitura está marcada para esta quarta-feira (8). Segundo ele, a entidade não havia sido oficialmente informada sobre a realocação até a última terça-feira (7).

Posicionamento da Prefeitura

A Prefeitura de Niterói afirmou que a decisão de revogar as autorizações das bancas na calçada da Praça Arariboia foi tomada com base no interesse público coletivo. Segundo a gestão municipal, a medida busca aprimorar a mobilidade e a acessibilidade no Centro. Além disso, os prazos estabelecidos para os jornaleiros estão em conformidade com a legislação vigente.

“A decisão respeita a legislação municipal, e a proteção do patrimônio imaterial não impede a realocação das bancas, não sendo caso de consulta ao Conselho”, declarou a prefeitura em nota.

+ LEIA TAMBÉM: Jet ski na Ponte Rio-Niterói é identificado pela PRF

A iniciativa de transferir as bancas de jornais visa reorganizar o espaço urbano, mas ainda levanta dúvidas entre os trabalhadores e a população local.

Nota da Prefeitura de Niterói na íntegra

“A Secretaria Municipal de Urbanismo informa que as bancas de jornal serão realocadas no Centro. As secretarias de Urbanismo e de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro se reunirão com representantes da Associação para definir o planejamento.

A decisão de revogar as autorizações de localização das bancas de jornal na calçada da Praça Arariboia foi tomada exclusivamente com base no interesse público coletivo, considerando a necessidade de melhorar a mobilidade e acessibilidade na região, promovendo um espaço público mais organizado e acessível para todos após investimentos realizados na localidade.

A medida faz parte do projeto de revitalização do Centro. O projeto da nova Arariboia tem o objetivo de preservar as paisagens cênicas da cidade, valorizando a região.

Os prazos estão previstos na legislação. Vale destacar que a decisão respeita a Legislação Municipal e a proteção do patrimônio imaterial não impede a realocação das bancas, não sendo caso de consulta ao Conselho.”

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *