Cabo FrioEstado do Rio de Janeiro

Baleia encalha e morre no litoral do Rio de Janeiro

Uma baleia-jubarte encalhada em Cabo Frio é necropsiada no local

Baleia encalha e morre no litoral do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação – Prefeitura de Cabo Frio

Uma baleia da espécie jubarte morreu encalhada na Praia do Peró, em Cabo Frio, na sexta-feira (21). Contudo, para entender a causa da morte do animal, aconteceu neste sábado (22) procedimento de necrópsia no próprio local pelo Instituto BW. A organização, sobretudo, trabalha com reabilitação de espécies selvagens na área, e com o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos.

A ação contou ainda com o auxílio da Secretaria municipal de Meio Ambiente e Saneamento, a Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) e Guarda Marítima e Ambiental.

O mamífero encalhado é um macho de 13 metros e 32 toneladas. Segundo a Secretaria municipal de Meio Ambiente, as baleias-jubarte realizam extensas migrações entre maio e novembro, com picos em junho, julho e agosto, quando ficam bem próximas à costa. A pasta explica que a espécie se movimenta de áreas ricas em alimentação, em águas frias, para áreas de reprodução e cria de filhotes, em águas mais quentes, onde eles ganham peso e tamanho para retornarem aos polos de origem.

“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”

Ainda não há informações sobre a causa da morte da baleia. No entanto, os especialistas acreditam que ela pode ter morrido de causas naturais, como idade avançada ou doença. Eles avaliam, por fim, se houve colisão com embarcações ou contato com poluição.

A necropsia da baleia-jubarte é uma importante ferramenta para os cientistas entenderem melhor a saúde e o comportamento desses animais. Os dados coletados durante o procedimento serão usados para desenvolver estratégias de conservação e proteção das baleias-jubarte no Brasil.

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cabo Frio