
Comemoração dos 50 anos da black music no Brasil reúne artistas no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, em evento Eu Amo Black Music.
O Rio de Janeiro recebe nesta sexta-feira (8) a primeira edição do baile Eu Amo Black Music, uma festa em comemoração aos 50 anos da Black Music no Brasil. O evento, realizado pelo Teatro Rival Petrobras e pela Cultne TV, contará com a presença de grandes nomes da música e cultura black no país. O produtor cultural Asfilófio de Oliveira Filho, conhecido como Dom Filó, e o DJ Corello, nome artístico de Marco Aurélio Ferreira, estarão à frente da comemoração, trazendo o melhor da black music para o público carioca.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O marco temporal de 2024 homenageia o baile Noite do Shaft, promovido em 1974 por Dom Filó no Renascença Clube, que foi o início da popularização da black music no país. O nome do evento foi inspirado no personagem John Shaft, interpretado por Richard Roundtree em filmes dos anos 1970. Dom Filó, em entrevista para Agência Brasil, destaca a representatividade do personagem:
Essa série foi marcante porque não tínhamos a presença de pessoas negras na televisão naquela época. Era uma programação totalmente branca, e aí temos um herói negro. Pegamos a essência afro-americana e ressignificamos aqui no Brasil.
Segundo ele, a música sempre representou uma força e um “diálogo coletivo”, conectando a comunidade e ampliando sua presença na cena cultural brasileira.
O evento começa às 19:30, no Teatro Rival Petrobras, no Centro do Rio. Para participar é preciso acessar site do evento e comprar ingressos que estão a partir de R$35.