Rio de Janeiro - Capital

Baía de Guanabara fica interditada para navio militar americano

Baía de Guanabara fica interditada para navio militar americano

Baía de Guanabara fica interditada para navio militar americano | Reprodução/USS George Washington

Em meio às comemorações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, o porta-aviões americano USS George Washington (CVN 73) atracou no Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira (20). A visita, que faz parte do exercício militar “Southern Seas 2024”, marcou a primeira vez que um caça Stealth de 5ª geração, o F-35C Lightning II, sobrevoou o espaço aéreo brasileiro.

+ LEIA TAMBÉM: ►Sequestro na Ilha do Governador: PM liberta reféns e prende homem

A Marinha do Brasil inter interrompeu temporariamente as manobras de embarcações na Baía de Guanabara entre 12h30 e 14h30 para garantir a segurança da operação. A medida impactou a linha Arariboia da CCR Barcas, com 14 viagens afetadas e cerca de 3.300 passageiros impactados.

A presença do USS George Washington no Brasil reforça a cooperação militar entre os dois países. Membros da Marinha brasileira se juntaram à equipe internacional a bordo do navio, enquanto a general do Exército dos EUA Laura J. Richardson, comandante do Comando Sul, liderou as operações e se reuniu com autoridades brasileiras.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Sendo assim, o exercício naval “Southern Seas 2024” seguirá pelos próximos meses, com intercâmbios de especialistas e compromissos agendados em Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Assim, o objetivo é promover a segurança regional, a paz e o desenvolvimento.

Dessa forma, o USS George Washington, com seus 333 metros de comprimento e capacidade para transportar 6.000 pessoas e 90 aeronaves, é um símbolo do poderio naval americano. A última vez que o porta-aviões esteve no Brasil foi em 2015.

+ LEIA TAMBÉM: ►Circulação das Barcas é suspensa entre Rio e Niterói

Enfim, a CCR Barcas informou que a operação da linha Arariboia (Rio-Niterói-Rio) foi afetada, com 14 viagens canceladas e cerca de 3.300 passageiros impactados. Assim, no dia 24 de maio, das 14h às 16h, haverá um novo bloqueio para a saída da embarcação, com possíveis atrasos e cancelamentos de viagens no período.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *