Nessa terça-feira (20), uma comitiva da Prefeitura de Niterói esteve presente nas obras no entorno do Mercado São Pedro, no Centro. Após quatro meses de intervenções, a fase final das obras está sendo concluída. O local já teve ampliação da rede de drenagem, as calçadas foram demolidas e um meio-fio e pavimento em concreto foram implementados.
A colocação de pedras portuguesas está sendo finalizada e, de acordo com as previsões, grande parte da obra estará concluída a tempo da festa de São Pedro, no fim do mês. O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve presente na visita e conversou com os comerciantes do Mercado São Pedro.
Essas intervenções fazem parte do pacote de obras inseridas no Plano Niterói 450 Anos e estão transformando a paisagem do Centro de Niterói. As intervenções no entorno do mercado estão em fase final de acabamento para receber novas iluminações em led e um paisagismo renovado.
O presidente da Associação dos Comerciantes e Amigos do Mercado São Pedro, Atílio Gualielmo, destacou que as obras inauguram uma nova era do mercado, que atualmente conta com 39 boxes e 7 restaurantes no segundo andar.
Os funcionários da Prefeitura também passaram pelas obras de revitalização que se estendem ao longo da Avenida Rio Branco até o antigo prédio conhecido como Castelinho, no Gragoatá.
A visita ainda contou com a presença do secretário de Urbanismo, Renato Barandier; do presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Antônio Lourosa; e do coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.
Além de ser um avanço para a infraestrutura da cidade, a próximo fase das obras também é comemorada pelos feirantes que vendem seus produtos no local e pelos moradores de Niterói, que terão um ambiente mais agradável para frequentar.
Dona Gildenita, por exemplo, que atravessa semanalmente a Baía de Guanabara para comprar produtos frescos no Mercado São Pedro e vendê-los na Gamboa, é uma das diversas pessoas que serão beneficiadas pela revitalização.