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Axel visita obras do Castelinho do Gragoatá e anuncia manutenção de ciclovias

Axel visita obras do Castelinho do Gragoatá e anuncia manutenção de ciclovias

Axel visita obras do Castelinho do Gragoatá e anuncia manutenção de ciclovias | Divulgação

Nesta quinta-feira (18), o prefeito Axel Grael visitou as obras de restauro do Castelinho do Gragoatá, que abrigará a nova sede da Coordenadoria Niterói de Bicicleta. Durante a visita, ele assinou um contrato que destina recursos à manutenção e aprimoramento da malha cicloviária do município. Este investimento promete uma série de melhorias e reparos essenciais, visando consolidar e aumentar a segurança e qualidade das ciclovias e ciclofaixas da cidade.

Axel visita obras do Castelinho do Gragoatá e anuncia manutenção de ciclovias | Divulgação

Axel visita obras do Castelinho do Gragoatá e anuncia manutenção de ciclovias | Divulgação

Segundo a Prefeitura de Niterói, o contrato inclui a manutenção e melhoria da pintura termoplástica das ciclovias, conhecida por sua maior durabilidade.

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Elementos de segregação passarão por  recuperação, assim como novos equipamentos serão instalados para garantir a segurança dos ciclistas. Além disso, o contrato prevê reparos em calçadas, rampas, meios-fios e canteiros, e a substituição das grelhas atuais por modelos mais adequados para a malha cicloviária.

Restauro do Castelinho do Gragoatá

O Castelinho do Gragoatá, construído em 1937 e tombado em 1993, está passando por um restauro completo conduzido pela Prefeitura de Niterói. Este prédio histórico ganhará um novo anexo, destinado a sediar a Coordenadoria Niterói de Bicicleta. A praça em frente, reformada recentemente, ficou conhecida como “Praça das Bicicletas” e, atualmente, tornou-se um ponto de referência para atividades de mobilidade sustentável.

Com um investimento de R$ 3 milhões, a obra no Castelinho do Gragoatá tem conclusão prevista para 2025. O município desapropriou o edifício, em 2022, como parte dos esforços de revitalização da área.

Além do restauro completo do prédio histórico, o novo anexo será construído de forma a reduzir o tamanho do existente, destacando ainda mais o edifício. Portas e janelas estão sendo recuperadas e, em alguns casos, reconstruídas. A fachada e a cobertura estão sendo reformadas, e o projeto prevê acessibilidade universal, com novas rampas de acesso pela Praça das Bicicletas.

 

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