Leste FluminenseNiterói

Axel Grael vistoria Canal de São Lourenço antes de obras de dragagem

Axel Grael vistoria Canal de São Lourenço antes de obras de dragagem

Foto: Lucas Benevides

O porto de Niterói está prestes a iniciar um novo capítulo em sua história. Nesta segunda-feira (1º), o prefeito Axel Grael vistoriou pontos chave da reforma do Canal de São Lourenço, em preparação para o início das obras de dragagem. A cerimônia oficial de lançamento das atividades, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está marcada para terça-feira (2).

A dragagem do canal, esperada há mais de 15 anos, é fundamental para a competitividade da indústria naval de Niterói. O prefeito Axel Grael destacou os benefícios da obra para a região:

“A dragagem do Canal de São Lourenço vai permitir que grandes embarcações acessem o porto de Niterói, impulsionando a indústria naval e outros setores. Além disso, vamos recuperar a capacidade operacional do Terminal Pesqueiro. Essa obra é um marco para o desenvolvimento da nossa cidade.”

► Leia mais notícias sobre Niterói aqui

A Prefeitura de Niterói está assumindo os investimentos na dragagem, que totalizam R$ 138 milhões. Assim, a obra vai gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos e permitirá que o porto opere em melhores condições de trabalho.

O desassoreamento do trecho da Baía de Guanabara entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói aumentará a profundidade do canal de 7m para 11m. Isso permitirá a entrada de navios maiores, impulsionando o setor de construção naval, reparos e offshore.

Axel Grael vistoria Canal de São Lourenço antes de obras de dragagem

Foto: Lucas Benevides

Dessa forma, a Prefeitura de Niterói custeou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para garantir a realização dos trabalhos. Assim, estudo foi aprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).

► Leia mais notícias sobre Niterói aqui

Contudo, o estudo levou em consideração diversos aspectos, como a geologia do local, os níveis de ruídos subaquáticos, a qualidade da água e a fauna marinha. Também foram analisados o uso e ocupação do solo urbano, a economia local e o nível de empregabilidade.

Enfim, a dragagem do Canal de São Lourenço é um projeto que busca o desenvolvimento sustentável do porto de Niterói. Assim, a obra vai gerar benefícios para a economia local, sem comprometer o meio ambiente.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *