Estado do Rio de JaneiroNiterói

Axel Grael recebe Medalha Tiradentes em sessão solene da Alerj

Axel Grael, prefeito de Niterói e Engenheiro Ambiental, recebe Medalha Tiradentes concedida pelo deputado estadual Vítor Júnior em sessão solene da Alerj | Reprodução

Axel Grael, prefeito de Niterói e Engenheiro Ambiental, recebe Medalha Tiradentes concedida pelo deputado estadual Vítor Júnior em sessão solene da Alerj | Divulgação

O histórico e icônico plenário do Palácio Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, lotou na noite desta segunda-feira (4) na sessão solene da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em homenagem ao prefeito de Niterói Axel Grael (PDT). O evento, de iniciativa do deputado estadual Vítor Júnior (PDT), teve como ensejo a entrega da Medalha Tiradentes a Axel Grael, aprovada pelo parlamento fluminense. Diversas autoridades e personalidades da política, administração pública e da sociedade marcaram presença, como o prefeito eleito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) e a vice Isabel Swan (PV).

Antes de ingressar na vida política, Axel Grael já atuava em causas públicas. Formado em Engenharia Florestal, ele liderou o Movimento de Resistência Ecológica, com sede em Niterói, que levantou importantes sobre a preservação da Baía de Guanabara. Como resultado da persistência do movimento, também contava com a participação da atual primeira-dama de Niterói, Christa Vogel Grael, houve a criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Axel Grael recebe Medalha Tiradentes em sessão solene da Alerj

Christa Vogel Grael, Rodrigo Neves, Axel Grael e Vítor Júnior durante a solenidade de entrega da Medalha Tiradentes ao prefeito de Niterói em sessão solene da Alerj | Divulgação

Nos anos de 1990, Grael presidiu o Instituto Estadual de Florestas (IFF). Anos mais tarde, comandou também a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) em duas oportunidades: entre 1999 e 2000; e no nos anos de 2007 e 2008.

“A gente falava de Amazônia, de planeta, de clima já naquela época, mas falávamos muito de Niterói. A gente sonhava com ciclovias, fazíamos bicicletadas para protestar e pedir a construção de ciclovias, diziam que éramos loucos”, recorda, acrescentando que as pessoas também falavam que Niterói era muito quente, tinha montanhas e que falta espaço nas ruas.

Já Christa considera o marido um visionário idealista.

“Nós temos uma história de mais 40 anos, estamos casados há 38, namoramos 3, eu já trabalhava no movimento de resistência ecológica antes de a gente namorar, ou seja, sempre me colocou pra trabalhar”, lembrou com bom humor.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Tamanha cumplicidade e companheirismo teve reconhecimento: Axel Grael dedicou a medalha a esposa.

“Ela sempre me estimulou muito, sempre participou e esteve do meu lado. Sou muito grato a essa relação que a gente tem há tanto tempo. Se a gente tem a possibilidade de dedicar a vida inteira aquelas coisas que a gente sempre sonhou. Se a gente sempre teve condições de fazer a caminhada que a gente fez, eu devo isso a Christa”, destacou, dizendo também que “Não deve ser fácil ser esposa do Axel”.

Legado

O atual gestor de Niterói, que se despede da prefeitura no final do ano, aproveitou seu discurso para fazer uma retrospectiva da sua vida como engenheiro florestal, servidor público e político. Iniciou agradecendo aos vereadores que estiveram ao seu lado durante seu governo.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

Destacou ações como a realização do programa de regularização fundiária em Niterói para 10 mil famílias, a implantação do programa Niterói Jovem Ecosocial, bem como outras iniciativas de sustentabilidade, como a construção de ciclovias, o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, a criação de parques naturais, obras de infraestrutura para contenção de encostas, drenagem, pavimentação e melhorias em comunidades, visando aumentar a resiliência da cidade.

“Quando a gente fala em sustentabilidade, nós não estamos falando apenas de fauna e flora, mas também da qualidade de vida das pessoas e inclusão social. Junto com Rodrigo (Neves), a gente começou um programa que hoje já tem mais de R$ 1 bilhão investidos em contenção de encostas e mais cerca de R$ 500 milhões em obras de drenagem na cidade”.

Retrospectiva

Axel também voltou no tempo, e ao lembrar de um momento importante em sua vida, quando teve que decidir seu futuro.

“Quando eu era criança, adolescente, ninguém dos meus amigos sabia o que eles iam fazer na vida e eu tinha certeza: eu dizia pra todo mundo que eu ia ser advogado.

Obstinado para se tornar um jurista, morando em Brasília, se inscreveu para realizar vestibular, através da Cesgranrio para Engenharia Florestal.

“Minha mãe chorou: ‘meu filho vai pro mato’ e meu pai, muito preocupado comigo, me levou para falar com uma pessoa muito importante, Paulo Nogueira Neto, que era o secretário especial do Meio Ambiente, o primeiro órgão ambiental do país. Me lembro de ser recebido por ele, com meu pai dizendo: ‘olha, meu filho quer ser engenheiro florestal. Isso tem futuro?’. O Paulo Nogueira Neto, de uma forma muito inteligente, falou: ‘Olha, futuro tem. Não tem é presente. Então, se você acredita no futuro, siga esse caminho’. E eu segui esse caminho, contou o homenageado.

Agora

Já sobre o presente, Axel lembrou que Niterói possui uma cidade com 57% de seu território protegido por unidades de conservação. Axel também citou suas outras iniciativas na área ambiental durante sua gestão em Niterói:

“Criamos o Parque Orla Piratininga, que hoje é uma referência nacional; a desapropriação para implantação do Parque Municipal Natural do Morro do Morcego, que é uma homenagem à uma grande ambientalista, Dora Negreiros; o Parque da Floresta do Baldeador, Parque das Águas Escondidas, no morro da Boavista… Enfim, várias partes da nossa cidade foram transformadas em unidades de conservação”, frisou.

Futuro

Axel finalizou agradecendo às pessoas que trabalharam com ele ao longo de seu período na prefeitura, compartilhando com todos o reconhecimento do trabalho realizado. Afirmou confiar que Niterói vai seguir avançando. E que toda atenção e prioridade que Rodrigo Neves deu em suas duas gestões, quando teve oportunidade de exercer a vice-prefeitura ou secretarias importantes terão continuidade em um novo ciclo de governo, com novas ações e prioridades.

“Assim como nós fizemos, também será um governo de continuidade. De um mesmo sonho, de uma mesma vontade, de ver Niterói cada vez melhor. De uma forma ou de outra, eu vou estar sempre olhando tudo muito de perto e contribuindo de toda forma que eu puder pra que o sucesso da gestão de Niterói siga acontecendo”.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *