Leste FluminenseNiterói

Axel Grael defende sustentabilidade ao lançar manual de compras

Axel Grael defende sustentabilidade ao lançar manual de compras

Ao lado de Valéria Braga, secretária municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação, o prefeito Axel Grael defende sustentabilidade ao lançar manual de compras | Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói/Divulgação

A Prefeitura de Niterói lançou, nesta terça-feira (14), o Manual de Compras Sustentáveis. O manual se trata de uma ferramenta com o objetivo de auxiliar os gestores da Prefeitura a realizar compras públicas, sobretudo, a partir de critérios e elementos de sustentabilidade.

+ LEIA TAMBÉM: ► CPI da Transparência instalada na Alerj

O Manual de Compras Sustentáveis foi elaborado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação, mas teve a colaboração de outros órgãos municipais.

+ LEIA TAMBÉM: ► NITERÓI: Mãe denuncia racismo em duas escolas particulares da Região Oceânica

Segundo a Prefeitura, ele passou pela análise da Procuradoria Geral do Município (PGM) ao passo que está atualizado com as designações da Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC). Além disso, o Guia de Sustentabilidade da Advocacia-Geral da União (AGU), lançado em 2023, também serviu de subsídio para o documento.

+ LEIA TAMBÉM: ► Eduardo Paes sofre quatro derrotas na Câmara do Rio

O prefeito Axel Grael ressaltou que o manual reforça a cultura da sustentabilidade em Niterói.

“A administração pública precisa de inovação. A gente precisa pensar a administração pública com qualidade e resultados melhores. O Manual de Compras Sustentáveis mostra esses caminhos. Ele mostra como trazer o conceito da sustentabilidade para o dia a dia de quem está fazendo a máquina pública funcionar. As pessoas precisam ser estimuladas a pensar com esse olhar. É muito bom que a gente tenha chegado a esse resultado”, destacou Axel Grael.

A secretária municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação, Valéria Braga, afirmou que a inserção de critérios de sustentabilidade em editais de licitação representa a busca por produtos e serviços alternativos.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

 

“Esses produtos e serviços devem possibilitar reciclagem, reaproveitamento e outras ações sustentáveis. O Manual de Compras Sustentáveis promove uma mudança de mentalidade e uma reestruturação dos processos de contratação para que os critérios de sustentabilidade sejam levados em consideração. O serviço público deve contribuir com a sustentabilidade em todos os segmentos, inclusive na área de bens e serviços. A sustentabilidade não pode ser exceção. Ela tem que estar incorporada na rotina dos servidores”, explicou a secretária.

+ LEIA TAMBÉM: ► Obras do Terminal do Caramujo têm início

O Manual de Compras Sustentáveis pode está no site da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação. O endereço é www.cienciaetecnologia.niteroi.rj.gov.br, e basta clicar no banner “Manual de Compras Sustentáveis”.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *