CarnavalLeste FluminenseNiterói

Axel entre o sagrado e o profano

Axel entre o sagrado e o profano

Prefeito Axel Grael, ao lado do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias. Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói.

Axel Grael, prefeito de Niterói, dividiu seu domingo entre compromissos sagrados e profanos. A primeira parada foi em um almoço promovido pela Arquidiocese de Niterói, no local da nova catedral, no Caminho Niemeyer. Em seguida, Axel seguiu para a quadra da escola de samba Acadêmicos do Cubango, onde desfrutou de uma deliciosa feijoada.

No almoço sagrado, organizado pela Arquidiocese, Axel ressaltou a importância da nova catedral para a cidade de Niterói.

Esta é uma obra grandiosa, que com certeza vai ser uma das marcas da cidade. Para Niterói, vai ser um grande orgulho já que se trata de mais um projeto do Niemeyer. Para que esse espaço esteja cada vez mais integrado ao restante da cidade, estamos realizando diversas obras de urbanização no entorno. O Caminho Niemeyer era isolado, muita gente sequer tinha vindo até aqui antes. Agora cada vez mais todo esse acervo arquitetônico da cidade vai estar integrado à vida dos niteroienses”, pontuou Axel Grael.

O projeto, que teve início em 2014, tem capacidade para acomodar 5 mil pessoas e promete ser um marco arquitetônico e cultural da região. A nova catedral está localizada no coração de Niterói, às margens da Baía de Guanabara, e espera-se que atraia milhões de visitantes e contribua para o turismo religioso.

Esse é um projeto que conta com a colaboração de diversas pessoas que ajudam dentro de suas possibilidades. Vamos buscando essa ajuda através de rifas, através de um almoço como esse de hoje e através de doações. Essa obra não vai ter apenas a dimensão religiosa, mas cultural, artística e turística também”, disse o arcebispo.

 

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Entre as autoridades presentes no evento estavam as coordenadoras da Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude, Luisa Assumpção, e do Pacto Niterói Contra a Violência, Graça Raphael, além do vereador Jonathan Anjos.

 

Festa profana

Contudo, após o compromisso sagrado, Axel dirigiu-se à feijoada da Acadêmicos do Cubango. A escola de samba, fundada em 1959, é uma das mais tradicionais de Niterói e, no evento, apresentou o enredo para o Carnaval de 2024. O prefeito também destacou os investimentos do município no Carnaval, ressaltando sua importância para a cultura e economia local.

Axel entre o sagrado e o profano

Foto: Prefeitura de Niterói

Contudo, o presidente da Acadêmicos do Cubango, Pablo Coutinho, afirmou que o lançamento do enredo marcou o início dos preparativos da escola para o próximo Carnaval. Além do prefeito, estiveram presentes no evento os secretários municipais de Governo, Rubia Secundino, e de Participação Social, Octavio Ribeiro, e o vereador Anderson Pipico.

Com a contratação do intérprete Alexandre Simpatia e o retorno, sobretudo, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora para coordenar a comissão de carnaval, a Acadêmicos do Cubango promete brilhar no Carnaval de 2024, mostrando toda a sua tradição e encanto nas passarelas da alegria.

O Carnaval é uma expressão importante na cultura de Niterói. Temos muito orgulho da trajetória dessa escola e temos certeza de que a Cubango fará de tudo para voltar para a Sapucaí e fazer com que tenhamos mais uma representação na passarela do samba, declarou Axel Grael.

O presidente da Acadêmicos do Cubango, Pablo Coutinho, ressaltou que o evento marcou o início dos preparativos da escola para o Carnaval de 2024.

Hoje, marcamos o início do Carnaval do Cubango para 2024. É daqui que nós vamos alavancar rumo à vitória da nossa escola, que precisa sair de onde está para voltar para Sapucaí, que é o lugar onde ela sempre tem que estar. E, mais para frente, rumo ao grupo especial. Por isso, é muito importante essa reunião que tivemos aqui hoje com a comunidade, com a administração da escola e com a presença da Prefeitura de Niterói”, disse o presidente.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Assim, Axel Grael encontrou-se entre o sagrado e o profano em seu domingo movimentado. Sendo assim, de um lado, a nova catedral e sua importância cultural e religiosa para Niterói. Do outro, a festividade e a alegria contagiante da Acadêmicos do Cubango. Um dia repleto de compromissos e diversidades, mostrando que a cidade está em constante movimento, unindo o sagrado e o profano de forma harmoniosa.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Carnaval