Estado do Rio de JaneiroPolítica

Autoridades se reúnem para debater enchentes no RJ

Autoridades se reúnem para debater enchentes

Foto: Erick Quintanilha/Alerj

Autoridades estaduais e federais debateram, nesta terça-feira (16), ações de enfrentamento às enchentes que atingiram o Estado do Rio de Janeiro nos últimos dias. O encontro aconteceu no Palácio Guanabara, sede do Poder Executivo fluminense. O Governo do Estado anunciou a criação de um plano com ações para a recuperação desses municípios.

Como a primeira ação do plano de recuperação, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que finalizaria juntamente com representantes do Governo Federal e técnicos das prefeituras o planejamento de obras e projetos para a normalização das áreas que foram prejudicadas pelo temporal.

O momento é de trabalharmos com integração para entregarmos resultados com agilidade para os moradores de cada cidade atingida”, afirmou o governador.

Um dos pedidos do governador para o Governo Federal é a liberação de mais de R$ 730 milhões do Novo PAC para o projeto de controle de inundações e recuperação ambiental das bacias do rio Iguaçu-Botas e do rio Sarapuí. O Estado do Rio solicitou a ação, em novembro de 2023, junto ao programa.

Presidente da Alerj elogia esforços do Governo Federal
Autoridades se reúnem para debater enchentes

Foto: Erick Quintanilha/Alerj

O presidente da Alerj, deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), salientou a importância de o Governo Federal ter somado esforços no planejamento de ações para atender às localidades mais impactadas pelas chuvas. O parlamentar ainda frisou que a Alerj seguirá atenta para que as iniciativas que estão sendo colocadas em prática sejam revertidas em resultados concretos àqueles que mais sofreram com as enchentes.

Este encontro serviu para fortalecer, com diálogo e união, o trabalho para recuperar as cidades afetadas pelas chuvas. Ao lado do governador, ministros, representantes de vários ministérios, secretários estaduais, deputados estaduais, federais e prefeitos discutimos ações coordenadas. A Alerj segue focada em garantir que esta colaboração se traduza em resultados concretos para a nossa população”, afirmou Bacellar.

Já o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reforçou que o Executivo Nacional irpa ajudar na reconstrução dos municípios impactados pelas enchentes.

Não faltará o apoio do Governo Federal para a reconstrução do Rio de Janeiro, para o plano desenvolvido pelo Governo do Estado, baseado nas necessidades de cada município. Viemos aqui para ouvir a todos, para assistir à comunidade”, disse o ministro.

Grael encaminha demandas de Niterói
Autoridades se reúnem para debater enchentes

Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), apresentou demandas para tornar o município de Niterói ainda mais resiliente. Axel Grael lembrou que Niterói teve uma chuva muito intensa. Foram mais de 120 milímetros em uma hora.

Dos 247 pontos mais críticos da cidade, em 60% as obras já foram feitas. Temos ainda 40% destes pontos a serem resolvidos. É importante ter apoio para acelerar a execução dessas obras. Também seria importante uma disponibilização de recursos para que as famílias que mais sofreram nesse momento possam reconstruir suas casas e comprar móveis e eletrodomésticos”, afirmou Grael.

Estavam presentes na reunião prefeitos de outras oito cidades, além de deputados estaduais, federais e secretários de estado. O Estado confirmou que 12 pessoas morreram durante as enchentes.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *