EsportesVicente Dattoli

Austrália sem dinheiro

Austrália sem dinheiro

Enquanto promete lotar os estádios (pelo menos nas partidas envolvendo a equipe local) na Copa do Mundo feminina de futebol, a Austrália acaba de recusar-se a receber outra grande competição esportiva. E por uma razão bem simples: falta de dinheiro. Os australianos declinaram da possibilidade de receber os Jogos da Comunidade Britânica de 2026, os Commonwealth Games.

Antes de prosseguir… O que são os Commonwealth Games? Nada mais, nada menos, do que uma Olimpíada da qual participam apenas países que tenham feito parte do império britânico. Estranho? Talvez, mas é isso mesmo. A competição, realizada a cada quatro anos, começou em 1930 justamente com este nome: Jogos do Império Britânico. E assim foi até 1950, quando passaram a usar a expressão “comunidade” junto ao império – muitas nações, principalmente na África, já tinham sua independência ou lutavam por ela. Hoje, nada menos do que 72 países “poderiam” participar (incluindo os Estados Unidos, é claro, que não participam porém), mas são cerca de 52 que se apresentam para competir.

Feita a conceituação histórica…

Nesta semana, enquanto a Austrália vivia a expectativa do início da Copa do Mundo, o primeiro-ministro do estado de Victoria anunciou a retirada da intenção de receber a competição. Dizendo ser decepcionante ter de admitir o fato, Daniel Andrews lamentou que os custos estimados para realizar os Jogos chegariam a US$ 4,8 bilhões (isso mesmo), valor inalcançável para a região. Seria a sexta vez que a Austrália organizaria os Commonwealth Games – antes, já havia recebido os Jogos em 1938 (Sydney), 1962 (Perth), 1982 (Brisbane), 2006 (Melbourne) e 2018 (Gold Coast).

A culpa para a rescisão do contrato de realização dos Jogos caiu diretamente sobre as autoridades de Victoria, acusadas de inflacionarem os custos. Inicialmente, falava-se em um gasto não superior a US$ 1,5 bilhão, mas foram adicionados mais esportes, mais eventos, mais locais de competição e… O orçamento extrapolou.

 

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Esportes