Celebridades

Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos

Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos

Foto: Reprodução

A renomada atriz Léa Garcia, uma das pioneiras negras da televisão brasileira, faleceu nesta terça-feira aos 90 anos, no Rio Grande do Sul. Infelizmente, sua partida ocorreu pouco antes de receber o Troféu Oscarito, em reconhecimento ao seu trabalho e legado, junto com Laura Cardoso, de 95 anos, durante o Festival de Gramado.

A triste notícia foi divulgada pelos familiares da artista por meio de uma postagem em seu perfil oficial no Instagram. “É com profundo pesar que informamos o falecimento da nossa querida Léa Garcia, ocorrido hoje na cidade de Gramado, durante o Festival de Cinema”, divulgaram.

Léa havia chegado a Gramado no último sábado e aproveitou alguns passeios pela cidade. Ela compartilhou felizes momentos em suas redes sociais, se mostrando sorridente ao lado do troféu Kikito, da amiga Laura Cardoso e do ator Emílio Orciollo Netto. “Que alegria estar ao lado dessas pessoas incríveis”, escreveu a veterana na legenda de uma foto com os amigos.

Léa Garcia

Nascida em 1933, no Rio de Janeiro, com o nome de Léa Lucas Garcia de Aguiar, a atriz iniciou sua carreira artística aos 19 anos, após ser convencida pelo amigo e dramaturgo Abdias do Nascimento a participar da peça Rapsódia Negra, no Teatro Experimental, em 1952.

Léa Garcia estreou na televisão no Grande Teatro da TV Tupi, nos anos 1950. Em 1969, fez sua primeira novela, “Acorrentados”, na Record. A partir da década de 1970, ela passou a integrar o elenco da TV Globo, onde participou de diversos sucessos, como “Selva de Pedra”, de Janete Clair, em 1972, e a adaptação de “Escrava Isaura”, de Gilberto Braga, em 1976, onde interpretou sua primeira vilã.

Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos

Foto: Globo – Divulgação

Além de trabalhos marcantes em produções como “Dona Beija”, de Wilson Aguiar Filho, em 1986, e “Xica da Silva”, de 1996, de Walcyr Carrasco, na TV Manchete, Léa Garcia também se destacou em novelas da TV Globo, como “O Clone”, de Gloria Perez, em 2002, e “Assédio”, de Maria Camargo, no Globoplay.

Um dos últimos trabalhos da atriz, intitulado “Vizinhos”, está previsto para estrear no Canal Brasil no dia 25 de agosto deste ano. Além disso, ela estava cotada para uma participação no remake de “Renascer”, de Bruno Luperi, previsto para depois da exibição de “Terra e Paixão” na TV Globo.

 

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Celebridades