BrasilSul

Ator e influencer presos por fraude com Pix em campanha para o RS

Ator e influencer presos por fraude com Pix em campanha para o RS

Ator e influencer presos por fraude com Pix em campanha para o RS | Divulgação

A ganância não tem limites. Um ator que se dizia comediante e uma influenciadora digital foram presos nesta quinta-feira (13) em Fortaleza, Ceará, suspeitos de desviarem milhares de reais em doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A dupla, que soma mais de 26 mil seguidores nas redes sociais, usou um esquema engenhoso com documentos falsos e chaves Pix para enganar doadores e embolsar o dinheiro.

+ LEIA TAMBÉM: ►Cantor Nahim é encontrado morto em casa

A prisão do casal faz parte da Operação Doppelganger, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, com o apoio da Polícia Civil do Ceará. As investigações revelaram que os suspeitos criaram 235 chaves Pix falsas para desviar recursos de diversas campanhas de arrecadação. Só em maio, eles geravam novas chaves todos os dias.

Sendo assim, a dupla agia da seguinte forma: primeiro, falsificava documentos de um casal de idosos de Fortaleza. Com os documentos em mãos, criavam contas em bancos digitais e, em seguida, geravam as chaves Pix para receber as doações.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Para despistar as vítimas, os “artistas” buscavam campanhas reais de arrecadação nas redes sociais. Em seguida, divulgavam as mesmas campanhas, mas com a chave Pix fraudulenta. A diferença era apenas um dígito, induzindo os doadores ao erro.

Dessa forma, o esquema começou a ruir quando duas grandes influenciadoras digitais gaúchas receberam diversas reclamações de que as doações não estavam chegando às vítimas. Assim, as denúncias deram início à investigação que resultou na prisão do casal.

+ LEIA TAMBÉM: ►Mandante de ataque ao Bope na Maré é identificado pela polícia

Além dos mandados de prisão por fraude, os suspeitos também foram presos em flagrante por falsificação de documento. Na casa deles, a polícia encontrou diversos documentos falsos e provas do crime.

Enfim, até o momento, a investigação já analisou mais de 60 casos de fraude. Contudo, cerca de 70% já foram concluídos, resultando em mais de 30 inquéritos. Assim, a polícia ainda busca identificar outros envolvidos no esquema.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil