Na última quinta-feira (29/6), os renomados atletas olímpicos Gabriel Constantino e Rosângela Santos, ambos do atletismo, fizeram uma visita especial à Vila Olímpica do Mato Alto. Como verdadeiras crias das Vilas Olímpicas, a dupla comandou um treino excepcional com os alunos de atletismo tanto do equipamento local quanto da Vila Olímpica da Mangueira. Aproveitando a ocasião, os atletas compartilharam suas experiências no esporte, incentivando os jovens atletas a perseguirem seus sonhos.
Gabriel e Rosângela fazem parte do Time Rio, um projeto decorrente da parceria entre a Prefeitura do Rio, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Com o intuito de apoiar atletas de alto rendimento do Rio de Janeiro em sua preparação para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago em 2023, assim como para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris em 2024, o projeto beneficia atualmente 60 atletas de destaque.
O secretário de Esportes, Guilherme Schleder, ressaltou a importância da troca de experiências entre os atletas do Time Rio e os alunos dos equipamentos esportivos da Prefeitura. Segundo Schleder, a interação entre os atletas profissionais e os futuros esportistas contribui para o crescimento e aprimoramento de todos os envolvidos.
O Time Rio, criado em fevereiro de 2010, e o Time Rio Paralímpico, estabelecido em janeiro de 2012, foram encerrados em 2016. No entanto, após uma reestruturação, o projeto voltou a dar suporte aos atletas olímpicos, novamente se firmando como uma importante fonte de apoio e incentivo para a carreira de tais talentos.
Rosângela Santos, que iniciou sua jornada no atletismo aos nove anos no Centro Esportivo Miécimo da Silva, e posteriormente se tornou aluna na Vila Olímpica Mestre André, em Padre Miguel, se mostrou entusiasmada com a visita. A velocista, que conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim em 2008 com a equipe de revezamento 4x100m, enfatizou a importância de compartilhar sua trajetória com os jovens atletas.
Já Gabriel Constantino, que deu seus primeiros passos na Vila Olímpica da Mangueira, é especialista nos 110 metros com barreiras e se orgulha de sua trajetória. O atleta sonha em se tornar uma referência para as próximas gerações, inspirando-as a seguir seus passos e se dedicar ao atletismo.