
Canto do Rio disputou uma competição profissional pela última vez em 2018. Foto: Divulgação
Quinta-feira, dia 21 de dezembro de 2023. Esta é a data que pode definir o futuro do Canto do Rio, clube niteroiense, e a Associação Desportiva Itaboraí, da cidade homônima. Isso porque a Federal de Futebol do Estado do Rio de Janeiro marcou para esse dia uma assembleia original que vai tratar, entre outros assuntos, uma possível reconsideração à medida que excluiu ambos os clubes do quadro da entidade.
Em conversar com a Folha do Leste, a presidente Maria Cícera afirmou que está com “a melhor expectativa possível” para a reunião.
“Minha esperança é a última que morre. Então no dia 21 tentaremos voltar para a federação para conseguir voltar com a nossa vida dentro do futebol”, afirmou a mandatária.
A Folha do Leste tentou contato com Ludo, o presidente do Itaboraí, por chamadas telefônicas e mensagens de WhatsApp, mas o dirigente não atendeu a reportagem.
Entenda a situação
No dia 22 de novembro deste ano, a Fferj desfiliou oito clubes. Além do Canto do Rio e Itaboraí, a entidade excluiu Futuro Bem Próximo, Heliópolis, Itaperuna, Miguel Couto, Teresópolis e Tomazinho. No caso do clube niteroiense, a punição veio justamente no aniversário de 450 anos de Niterói.
Oito dias depois, em 30 de novembro, os clubes recorreram ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) como um apelo à decisão da Fferj. Mas o tribunal decidiu dois dias depois, em 1º de dezembro, manter a exclusão de todos os clubes.