Galhos de árvores e fios de alta tensão já estão tão entrelaçados em uma rua da Região Oceânica de Niterói que praticamente não há como diferenciá-los. Enquanto isso, moradores precisam lidar com constantes apagões em que chegam a ficar por mais de 24 horas sem energia elétrica.
+ LEIA TAMBÉM: ► Castro entrega 100 viaturas para o Programa Segurança Presente
O problema acontece na Rua Cedro Rosa, antiga 66, no Engenho do Mato. Na última sexta-feira (17), o local ficou por um dia inteiro sem luz. Já na madrugada desta terça-feira (21), voltou a faltar energia por conta do estouro de um transformador, após fortes ventos atingirem a localidade.
Morador da região, Job Júnior afirmou que esta é uma reclamação antiga da vizinhança. Entretanto, todos ficam de mãos atadas porque há uma indefinição sobre quem será a responsável por realizar a manutenção: Prefeitura de Niterói ou a concessionária Enel.
“A Enel e a Prefeitura ficam jogando um para cima do outro. Sexta ficamos por mais de 24 horas sem luz. No domingo voltou a cair e, nesta terça, choveu e estourou o transformador. Tudo por falta de manutenção”, reclamou o morador.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Júnior também explicou que existe um processo aberto na Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) para autorização da supressão de árvores. Iniciado em 2022, o procedimento, contudo, ainda não foi concluído. Sua última movimentação data de fevereiro de 2023.
“Esse processo de supressão das árvores está pronto desde o ano passado na secretaria. Enquanto isso, ficam aquelas árvores lá causando curto e com os transformadores estourando toda hora. Tenho que desligar tudo dentro de casa. Televisão, geladeira”, prosseguiu.
Ao FOLHA DO LESTE, a concessionária Enel esclareceu que o fornecimento de energia foi normalizado na localidade. Do mesmo modo, que já programou a execução do serviço de poda da vegetação que está interferindo na rede elétrica da companhia.
Prefeitura se manifesta
Por sua vez, a Prefeitura de Niterói informou que a execução desta poda é de responsabilidade da concessionária Enel, tendo em vista que a árvore está em contato com a rede de distribuição de energia elétrica.
O governo municipal ressaltou que sempre solicita a concessionária, através de ofício, a execução dos serviços que são de responsabilidade da Enel.
Neste caso, a Seconser enviou dois ofícios à concessionária nos números 00321/2023 e 1067/2022 gerando as ordens de serviço A038680234 e A036218608.
A Prefeitura pontuou ainda que o contribuinte pode entrar em contato com a concessionária pelo número 0800 280 0120 e informar o número da ordem de serviço para consultar o andamento da solicitação.