ArtesCulturaEntretenimento, Artes e CulturaMúsicaNiterói

Artista niteroiense Alex Frechete volta às raízes e lança álbum Livro Kelppra neste sábado (30)

Artista niteroiense Alex Frechete volta às raízes e lança álbum Livro Kelppra neste sábado (30)

Artista niteroiense Alex Frechete, doutorando em pintura pela Faculdade de Belas Artes da UFRJ, volta às raízes e lança o álbum musical intitulado Livro Kelppra neste sábado (30) | Divulgação

O artista niteroiense Alex Frechette lança nesta sábado (30), em várias plataformas de áudio, o álbum Livro Kelppra, com 11 composições de sua autoria. Reconhecido no Brasil e no exterior por suas obras de arte, agora ele volta aos primórdios de sua origem artística: a música.

Doutorando em pintura Faculdade de Belas Artes da UFRJ, Frechette levou os últimos 14 anos se dedicando exclusivamente às telas. Nesse meio tempo, produziu quadros e gravuras às centenas. Por exemplo, cerca de 200 apenas sobre brasileiros e brasileiras que o inspiram. Desse modo, 66 delas ganharam espaço na exposição “Verde, Amarelo, Azul e Preto” realizada por Alex Frechette no Memorial Municipal Getúlio Vargas no Rio. Tratava-se, sobretudo, de homenagear ícones brasileiros negros.

Porém, antes de sua criatividade pulsante ser expressada por meio das imagens, ela também vibrava por meio de acordes, melodias e ritmos, como próprio artista conta.

“Na adolescência comecei a me interessar por música, pelo movimento punk, o anarquismo e esses fundamentos me guiam até hoje. Tive uma banda chamada Noitibó de rock alternativo e tocamos muito por aqui e em outros estados. A banda em certo momento acabou e começamos outra chamada Cartas à Julie-Marie”, relata o artista com exclusividade ao Folha do Leste.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Recentemente, em julho desse ano, Alex Frechette recebeu o Diploma Nicette Bruno, da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Niterói. A cerimônia  aconteceu no Teatro Popular, no Caminho Niemeyer. Trata-se do reconhecimento público da importância e relevância das diversas atividades artísticas e culturais, promovidas por grupos, coletivos, agentes culturais, pessoas físicas e pessoas jurídicas que possuem atuação na área cultural do Município de Niterói.

Artista niteroiense Alex Frechete recebendo o diploma Nicette Bruno, da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Niterói; ele lança neste dia 30 de novembro o Livro Kelppra | Divulgação

Artista niteroiense Alex Frechete recebendo o diploma Nicette Bruno, da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Niterói | Divulgação

As 11 músicas que fazem parte do álbum, todas elas de Alex Fechette são Anteprótese do Deus Morto; O Plano Genérico; A Casa Tomada; Um Sonho a Mais; Ninguém Sonha Com Celulares; Pauta de Costumes 2.0; Primeiro Lote; 2 Reais Ou uma Caixa Misteriosa; Uma Tarde Em Pyongyang; Quem Se Lembrará das Lives de Npc?; Botar um Cropped e Reagir.

“Neste trabalho fiz tudo sozinho, desde a composição, à execução dos instrumentos e mixagem, tudo no meu tablet e está em pré-save nas plataformas de música. Estas composições têm um tema em comum: falam sob uma perspectiva distópica sobre inteligência artificial, redes sociais e novas tecnologias e se relaciona com 11 pinturas que também serão expostas em breve”, conta Frechette.

O Livro Kelppra está disponível em diversas plataformas, cujos links estão abaixo.

AMAZON
apple

 

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.

Mais emArtes