Em Niterói, a artista visual Fefa Guedes apresenta a exposição “FEMME” com duas paixões: o bordado e a pintura. Sempre elogiadas, os trabalhos dela com o bordado livre à máquina podem ser vistos, agora, ao lado de telas pintadas neste ano, como o quadro “Mãe e filha”, na Galeria Odontoclinic Icaraí. A entrada é grátis.
Na quarta-feira, dia 5 de julho, às 16h30, ela participa de mais uma edição do “Chá das quartas”, roda de conversa promovida pela Odontoclinic Icaraí, ao lado do massoterapeuta Alexandre Baptista, da especialista em óleos essenciais Maria Madelon e e da gestora da clínica, Camila Abib. Os profissionais vão conversar com a plateia sobre “Arteterapia no equilíbrio da vida”.
Fefa conta que adora o desafio do tecido e da tela em branco. Nos trabalhos, borda meninas bem próximas, unidas. Na pintura, utiliza técnicas como aquarela, pastéis e acrílica, também com figuras femininas lado a lado.
Sobre a exposição, a artista explica que foi nos cursos na área têxtil, com corte e costura, crochê, bonecas de pano, quilt e patchwork, que deu asas maiores à criatividade.
“A primeira vez nesse universo foi com a customização de uma camiseta para torcer pela seleção brasileira de futebol, na Copa de 2006. Não conquistamos o título, mas ganhei a vontade de seguir no mundo colorido dos tecidos e me matriculei em um curso do Senac”, lembra Fefa.
Fernanda Guedes nasceu em Resende e vive em Niterói desde 1974, onde estudou no Miraflores e no Abel. Depois de fazer intercâmbio cultural na Dinamarca, morou em Londres para estudar inglês. Hoje, tem admiradores de sua arte espalhados pelo mundo.
A galeria da Odontoclinic Icaraí abriu as portas com a coletiva de fotos “Mãe, sorria! Você está em Niterói!”, em maio. Agora, “FEMME”, também com produção cultural de Cacau Dias, pode ser vista até agosto. A visitação é de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h, na Rua Gavião Peixoto, 387, em Icaraí.