CulturaEntretenimento, Artes e CulturaRio de Janeiro - Capital

Arte e saúde feminina se unem em exposição na Zona Sul

Arte e saúde feminina se unem em exposição na Zona Sul

Arte e saúde feminina se unem em exposição na Zona Sul | Divulgação/MSD Brasil

A partir de hoje, a cidade do Rio de Janeiro recebe a exposição gratuita #SouObraDeArte, promovida pela farmacêutica MSD do Brasil. A iniciativa, que vai até o dia 24 de junho, reúne obras de artistas que venceram ou estão em tratamento de doenças femininas, utilizando a arte como ferramenta de expressão e cura.

+ LEIA TAMBÉM: ►Via Dutra terá interdição na Serra das Araras

A exposição, que estará aberta ao público de 10h às 22h no Shopping Rio Sul, no 1º piso, em Botafogo, oferece uma experiência única que combina arte e conhecimento sobre a saúde da mulher. Através de pinturas, esculturas e trabalhos de costura, as artistas convidadas compartilham suas trajetórias de superação e inspiram outras mulheres a cuidarem de si mesmas.

“Nosso objetivo principal é conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do tratamento de doenças que afetam a saúde feminina”, afirma Sandra Monteiro, diretora de Oncologia, Hematologia e Transplante da MSD Brasil. “A arte é uma ferramenta poderosa para o empoderamento feminino, e essa exposição é um convite para que as mulheres se reconheçam como obras de arte, únicas e valiosas.”

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Além das obras de arte, a exposição #SouObraDeArte também oferece um espaço informativo com totens que contêm informações sobre prevenção, sintomas e tratamentos de doenças que afetam mulheres. Profissionais de saúde estarão à disposição para responder perguntas e oferecer orientações personalizadas aos visitantes.

+ LEIA TAMBÉM: ►Rio de Janeiro se destaca no Desenrola Faixa 1

Um dos destaques da exposição é a presença de uma mama artificial que imita o tecido humano. As mulheres podem tocar a peça e aprender a fazer o autoexame de mama corretamente, identificando os nódulos. Essa iniciativa visa conscientizar sobre a importância do autoexame, que é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

SERVIÇO

Data: 04 a 24 de Junho de 2024
Horário: 10h às 22h
Local: Shopping Rio Sul – Av. Lauro Müller, 116, Botafogo. No 1º andar.
Ingressos: Evento gratuito

EXPOSIÇÃO – Artistas e obras

Nome: Karina Koslowski (Porto Alegre / RS)
Título: Força Feminina
Descrição: Perante os tons sombrios, cores vibrantes enfatizam a empatia, o autocuidado e as conexões internas e externas das trajetórias de resistência e vencimento de obstáculos.
Nome: Aline Fraga Seelig (São Paulo)
Obra: Totem
Descrição: A obra foi inspirada no corpo feminino e a importância do autocuidado significa olhar para dentro. Esta obra representa mulheres e suas belezas. Cores alegres e vivas, somos potência e precisamos ficar sempre atentas com nossos corpos.
Nome: Iraci Della Campos (Rio de Janeiro)
Obra: Fênix
Descrição: Solidária com todas as mulheres que sofrem ou sofreram com câncer feminino, criei a “Fênix”, que representa uma mulher mastectomizada em recuperação de um câncer de mama. Como uma fênix, ela ressurge de um período nebuloso, mas, como é otimista, sabe que para sua total recuperação também é necessário que sua autoestima esteja elevada, por isso decidiu fazer a reconstrução da mama e caprichar no autocuidado.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Nome: Mariana San Martin (Rio Grande do Sul)
Obra: Colo
Descrição: Extremamente relacionado ao feminino, o cobre já foi relacionado à vida eterna, à cura, à Vênus e à fertilidade. Recriar, com fios de cobre, a imagem da lesão de colo do útero que a própria artista retirou em 2021, em um lento processo de costura, remete a uma espécie de ritual transformador e protetivo.
Nome: Jade Matos (Recife)
Obra: Mil Mulheres em Mim
Descrição: A obra “Mil Mulheres em Mim” celebra a resiliência feminina diante do câncer de mama. Seu jardim em branco convida mulheres a reescreverem suas histórias, transformando cicatrizes em esperança. Um refúgio onde a dor se torna beleza, a vulnerabilidade se fortalece e a solidão desaparece na comunhão. Cada pincelada lembra que, juntas, as mulheres superam desafios, florescendo como um jardim de resiliência, celebrando a vida, a cura e a capacidade infinita do espírito feminino de se reinventar.
Nome: Maísa Lima (São Paulo)
Obra: Fluída
Descrição: Meu corpo, aglomerado de vida, misterioso como o corpo d’água, vale-me quanto saber de onde és a nascente e para onde escorre?
Obra: Florescendo de Dentro para Fora
Descrição: Em minha obra retrato o potencial da força feminina que traz vida ao mundo. Funções de imensa sabedoria natural, a incrível beleza e fonte original que floresce o mundo.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Nome: Niloufar Rezaei (Irã)
Obra: Almas
Descrição: A obra foi pintada inicialmente como uma pintura abstrata. É rica em detalhes, trazendo referência ao corpo e as células, além disso pode trazer múltiplas interpretações, como o retrato de uma mulher e seu reflexo que precisa enfrentar a nova realidade após o diagnóstico do câncer.
Nome: Andrea Ramalho Miranda (São Paulo)
Obra: Inner Sky
Descrição: As linhas parecem frágeis, porém podem se tornar marcantes na duplicidade de sentidos e contrastes. Manchas e borrões expressam uma contraditória comunicação, uma fronteira borrada. A pintura representa o universo feminino que é estampado por marcas e potências. Olhar ambíguo que mostra e ao mesmo tempo esconde. Denuncia algo que nunca foi revelado. Há um desejo em comunicar, mas os afetos são desconhecidos. Olhares, marcas e silêncios escondidos no corpo feminino revelam um estranho familiar.
Nome: Amanda Iannone (São Paulo)
Obra: Sem Título
Descrição: Ao olhar para a obra, me pergunto: O que deixamos? O que levamos? O que nos tornamos? A constante para nós meramente humanos em brutos conflitos bruscos, porém sempre a frente do que deixou marcado na gente.
Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cultura