A manhã de terça-feira (21) foi marcada por dois arrastões que provocaram terror e correria entre crianças, pais e responsáveis em diferentes pontos do Rio de Janeiro. Câmeras de segurança flagraram as ações, que ocorreram em uma rota escolar no bairro do Tanque, Zona Oeste, e em frente a uma creche no Jardim América, Zona Norte.
No Tanque, pais que acompanhavam seus filhos em um veículo de transporte escolar presenciaram um arrastão e se viram obrigados a retirá-los às pressas do veículo. O grupo se abrigou em um prédio, com a ajuda do porteiro, que presenciou a cena e permitiu a entrada. Ninguém se feriu.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
Na Zona Norte, o arrastão aconteceu por volta das 8h, em frente a uma creche na Rua Cristiano Machado, no Jardim América. Imagens mostram homens armados saindo de um carro e anunciando o assalto, enquanto pais deixavam seus filhos na unidade.
Contudo, durante o arrastão, pais e crianças buscaram abrigo na creche ou correram pela calçada em busca de segurança. Uma mulher foi filmada andando com as mãos para o alto e depois se agachando no chão, desolada, sendo posteriormente consolada por uma colega.
A Polícia Militar (PM) se pronunciou sobre os casos. Em nota, a corporação destacou que, na área do 16º BPM (Olaria), onde ocorreu o arrastão no Jardim América, houve queda de 30,6% nos roubos de rua em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
Sendo assim, já em relação ao caso do Tanque, a PM informou que não foi acionada. A nota também destaca as ações de policiamento ostensivo no bairro, com radiopatrulhas e equipes do Regime Adicional de Serviço (RAS).
Enfim, a PM reforça a importância da colaboração da população no combate à criminalidade. Assim, denúncias podem ser feitas através do Disque-Denúncia (21) 2253-1177, da Central 190 ou pelo aplicativo 190. O registro de ocorrências nas delegacias da Polícia Civil também é fundamental para a investigação dos crimes.