
Foto: Reprodução – Instagram
Após mais de um mês de espera, o grupo de brasileiros que estava preso na Faixa de Gaza finalmente obteve permissão para deixar a região. O anúncio foi feito pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva por meio das redes sociais hoje pela manhã.
O comboio, composto por 34 pessoas, incluindo 18 crianças, estava localizado nas cidades de Khan Younis e Rafah, no sul da Faixa de Gaza.
Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz. https://t.co/g1QEkvdZKP
— Lula (@LulaOficial) November 12, 2023
A Operação Voltando em Paz obteve sucesso ao conseguir a autorização dos governos do Egito e de Israel para a saída do grupo.
Em uma publicação nas redes sociais, o palestino-brasileiro Hasan Rabee relatou que o comboio conseguiu chegar ao lado egípcio da fronteira e agradeceu o apoio do governo brasileiro. Segundo o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Carvalho Neto, a previsão é que o grupo descanse e se alimente no Egito ainda hoje.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
Dependendo da rota escolhida, eles farão uma parada no Cairo para reabastecer antes de seguir viagem. Outra opção é seguir de ônibus direto para a capital egípcia, onde irão pernoitar antes de partir de avião. A viagem a partir do aeroporto do Cairo deve durar entre 12 e 14 horas.
No aeroporto do Cairo, o avião presidencial já aguarda o grupo para o repatriamento. Uma médica oficial da Aeronáutica também irá acompanhar as famílias no voo de volta ao Brasil. Ao chegarem, eles serão acomodados em um alojamento da Força Aérea Brasileira em Brasília, onde deverão permanecer por duas noites para recuperar-se e descansar.
De acordo com o Itamaraty, algumas famílias poderão ser abrigadas no interior do estado de São Paulo, uma vez que nem todos têm casa no Brasil e alguns são palestinos, o que exigirá apoio para regularização da documentação.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro, o governo brasileiro tem realizado a repatriação dos cidadãos interessados em deixar as zonas de conflito. Até agora, 1.443 brasileiros e 53 animais de estimação, incluindo os 33 que estavam na Cisjordânia, já foram repatriados.
A aeronave da Presidência da República tem estado pronta para partir desde 18 de outubro, aguardando somente a passagem do grupo pela fronteira de Gaza. Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, prometeu permitir a passagem dos brasileiros até o dia 8 de novembro, após excluí-los das primeiras listas, no entanto, uma série de bloqueios impediu o avanço.
O Egito, responsável pelo controle da cidade de Rafah, ponto único de entrada de ajuda humanitária e saída de civis da Faixa de Gaza desde o início do cerco israelense, fechou a passagem duas vezes. A primeira vez foi em 3 de novembro, após bombardeios de Israel a ambulâncias. A passagem foi reaberta três dias depois, mas foi novamente fechada na última sexta-feira, 10, por razões de segurança, até ser reaberta hoje.