Acontece AgoraRio de Janeiro - Capital

Após G20, Rio de Janeiro vai sediar encontro dos BRICS no meio do ano

Foto da Reunião do G20 no Rio de Janeiro, em 2024; cidade vai sediar encontro dos BRICS em 2025

Após reunião do G20 em 2024, Rio de Janeiro vai sediar encontro dos BRICS no meio desse ano | Divulgação/Ricardo Stuckert/Presidência da República

O Rio de Janeiro confirmou oficialmente sua posição como sede da Cúpula dos Líderes do BRICS, programada para julho deste ano. O prefeito Eduardo Paes, o ministro Mauro Vieira e representantes do governo federal anunciaram a decisão após uma reunião estratégica no icônico Palácio da Cidade, em Botafogo.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

O Brasil assumiu a presidência rotativa do BRICS em 1º de janeiro de 2024. O evento promete reunir líderes mundiais, bem como ministros e representantes da sociedade civil dos países-membros. Principalmente,  de Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.

Apenas um ano após sediar a Cúpula do G20, o Rio de Janeiro consolida sua posição como hub global de diplomacia. A Cúpula do BRICS não só fortalece as relações internacionais, mas também impulsiona o intercâmbio cultural, comercial e turístico entre o Brasil e o mundo.

O prefeito carioca Eduardo Paes celebrou a escolha da cidade. Citando justamente a realização do encontro do G20, Paes disse que o Rio se colocará, novamente, como capital do mundo. Nesse sentido, tornou a pedir que Lula decrete a “cidade  maravilhosa” como “capital honorária do Brasil”.

“A gente se sente muito orgulhoso de representar todos os brasileiros através das belezas da nossa cidade, com seus desafios. Ninguém aqui é inocente ou ingênuo, né?  Mas é uma cidade muito especial, que a gente tem muito orgulho.”, ponderou Eduardo Paes.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

 

Foto da Reunião do G20 no Rio de Janeiro, em 2024; cidade vai sediar encontro dos BRICS em 2025

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *