Leste FluminenseNiterói

Após alagamentos, Prefeitura afirma que Niterói está pronta para tempestades

Após alagamentos, Prefeitura afirma que Niterói está pronta para tempestades

Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

Após as fortes chuvas que causaram alagamentos, na última terça-feira (19), a cidade de Niterói afirma que está pronta para novas tempestades. A previsão, para os próximos dias, é de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

A Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói explicou que atua com foco no planejamento e resiliência, onde o município se organiza para dar respostas rápidas e eficientes em situações de emergência.

“A Defesa Civil trabalha com toda a equipe de prontidão e, em caso de chuvas fortes e ocorrências, sempre terá efetivo pronto para atender as demandas da população”, explicou o governo municipal.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

O município afirmou que vem investindo em equipamentos de alta tecnologia que permite antecipar as estratégias frente aos eventos climáticos. Segundo a Prefeitura, a Defesa Civil vem implementando um pacote de ações que aliam a experiência e técnica dos seus agentes com a captação de imagens de drones e satélites, mapas georreferenciados, sensores e robôs.

“As ações tecnológicas estão dentre os planos de tornar a cidade mais resiliente e envolver cada vez mais os moradores para minimizar os impactos das mudanças climáticas”, prosseguiu a Prefeitura.

Após alagamentos, Prefeitura afirma que Niterói está pronta para tempestades

Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

A fim de impedir desastres naturais, obras de drenagem, pavimentação e contenção de encostas têm acontecido em diversas regiões, com um trabalho criterioso de análise que segue o Plano de Gerenciamento e Prevenção de Riscos. O município salientou que essas obras são essenciais para prevenir ocorrências graves em casos de chuva extrema como a deste fim de semana.

“No ano passado, foram mais de 80 obras de contenção de encostas. Destas, 44 já estão concluídas em 21 bairros”, explicou o Poder Executivo.

Nudecs

O Nudec é uma das estratégias da política de prevenção da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói. Atualmente são cerca de 3 mil voluntários de 153 núcleos.

Durante todo o ano é promovida uma política preventiva para minimizar os impactos das chuvas na cidade e os núcleos têm importante papel neste trabalho. Existem Nudecs nas comunidades, nos condomínios de casas e edifícios e o de multiplicadores de informações, contra queimadas e grupos de idosos.

“Cada grupo é formado, em média, por cerca de 20 pessoas. As equipes multiplicam os conceitos de prevenção nos locais onde residem, além de apoiarem as ações emergenciais da Defesa Civil em caso de chuvas intensas”, destacou a Prefeitura.

A atuação dos voluntários é planejada para que seja na região onde vivem, porém, caso ocorra a necessidade de atuação em outra área, existe uma logística para que possam atuar também.

Aplicativo

Ainda segundo a Prefeitura, o aplicativo Alerta DCNIT é outro grande aliado para a população niteroiense. Ele emite alertas sobre previsão de chuvas fortes, ressaca, ventos e condições do tempo para risco de incêndio em vegetação.

O sistema também conta com botão que direciona o aparelho automaticamente para uma ligação com a Defesa Civil, gratuitamente através do 199.

“Desta forma, a Defesa Civil se aproxima cada vez mais do cidadão, possibilitando o aumento de uma cultura preventiva e o consequente aumento do poder de resiliência municipal”, pontuou.

Radar Meteorológico

A Defesa Civil avança bastante neste ano a partir da instalação de um novo radar meteorológico de alta tecnologia que permite uma maior previsibilidade e acompanhamento das tempestades. O equipamento ainda possibilita estudos de mitigação de riscos e demais projetos voltados ao aumento da proteção do cidadão e da capacidade de resiliência do município.

Energia elétrica

A reportagem do FOLHA DO LESTE também procurou a Enel e perguntou qual o planejamento da empresa para atender casos de queda de energia e evitar apagões, diante da previsão de temporais. Contudo, a concessionária não respondeu, até o fechamento desta reportagem.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *