
Apoio de Sonia Guajajara reforça candidatura de Talíria Petrone em Niterói | Divulgação
O debate sobre as questões relacionadas ao meio ambiente em Niterói ganhou ainda mais impulso durante ato de campanha da candidata Talíria Petrone (Psol) neste sábado (14), quando ela recebeu o importante apoio de Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas.
O evento aconteceu no Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, e reuniu figuras políticas de peso. Ao mesmo tempo, reforçou a urgência das discussões sobre a preservação do meio ambiente no cenário eleitoral de 2024.
No coração do encontro, Sonia Guajajara destacou sua parceria com Talíria, reafirmando que sua candidatura representa um futuro mais sustentável e inclusivo para Niterói.

Apoio de Sonia Guajajara reforça candidatura de Talíria Petrone em Niterói | Divulgação
“Parabéns, Talíria, pela tua coragem, pela tua disposição, porque não é fácil, não é fácil, se colocar à disposição de uma disputa eleitoral como essa, pra trazer a mudança pra uma cidade como Niterói. Eu vim aqui porque eu queria declarar esse meu apoio a vocês. E eu digo a vocês porque trazendo apoio pra Talíria, é trazer o apoio para a população. É trazer o apoio pra todos esses que lutam por uma cidade mais inclusiva. Por uma cidade onde as pessoas têm direito a um meio ambiente saudável, disse a Ministra.
Presenças
O evento teve a presença de militantes e autoridades como os deputados estaduais Carlos Minc (PSB), ex-ministro do Meio Ambiente e Flavio Serafini (PSB). Na ocasião, a Ministra recebeu o título de cidadã niteroiense, sobretudo em reconhecimento ao seu trabalho pelos direitos dos povos indígenas e luta pela preservação ambiental.

Apoio de Sonia Guajajara reforça candidatura de Talíria Petrone em Niterói | Divulgação
O apoio de Sonia Guajajara à candidatura de Talíria Petrone destaca a união de forças em torno da defesa do meio ambiente. Em seu discurso, Talíria enfatizou a necessidade urgente de proteger os sambaquis. Eles estão em áreas arqueológicas ameaçadas pela expansão imobiliária em Niterói, como o sítio arqueológico Sambaqui Camboinhas.
“Não vamos permitir a exploração imobiliária em áreas de sambaquis, sobretudo o Sítio Arqueológico Sambaqui Camboinhas. Os incêndios recentes na cidade têm provado a irresponsabilidade que é não conservar nossa biosfera. Niterói precisa estar pronta para essa realidade para a qual não dá para fechar os olhos. No meu governo, Niterói vai estar pronta. Tenho um compromisso inegociável com uma cidade mais humana, uma cidade que respeita a natureza, uma cidade mais sustentável”, disse Talíria
Talíria alertou para os riscos climáticos enfrentados por mais de 1.900 cidades brasileiras e reafirmou o compromisso de sua campanha com políticas que priorizam a preservação da biodiversidade local.
“Temos seca, calor extremo, cheias. Vivemos aqui a Tragédia do Bumba, em 2010, e não podemos viver isso de novo. É na cidade que nós vamos enfrentar com mais força a emergência climática.
Apoio Político
A ministra Sonia Guajajara celebrou o momento, afirmando que seu apoio a Talíria reflete um projeto de cidade inclusiva e comprometida com um meio ambiente saudável. O título de cidadã niteroiense proposto pelo vereador Professor Túlio, entregue à Ministra, reforça o vínculo de Sonia Guajajara ministra com a cidade. Segundo Guajajara, o reconhecimento aumenta ainda mais sua disposição em contribuir com o futuro sustentável de Niterói.
Dividido entre a emoção e a política, o vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol) também lembrou sua longa trajetória de militância ao lado de Guajajara e Talíria.

Talíria Petrone, juntamente com a Ministra Sonia Guajajara e o vereador Paulo Eduardo Gomes | Divulgação
“Foi emocionante estar hoje novamente ao lado da querida companheira Sônia Guajajara, agora Ministra dos Povos Indígenas do Brasil. Estive junto dela também em Niterói há mais de 10 anos em uma importante luta por moradia no Largo da Batalha, apoiando a o MTST, onde Taliria também esteve presente, ainda bem jovem”, relembrou o vereador.
O parlamentar, que tenta a reeleição para o seu sexto mandato, destacou a importância da luta pela preservação ambiental. Principalmente, em regiões como a Lagoa de Itaipu e outros territórios indígenas e arqueológicos na cidade.
“Nosso mandato esteve também junto aos Guaranis e Guajajaras na Lagoa de Itaipu, pela preservação do meio ambiente e da memória dos Sambaquis onde Sônia está nos ajudando a resistir”, disse.
O vereador Professor Túlio (Psol) se disse honrado em poder entregar em mãos o título de cidadã à Ministra Sonia Guajajara.
“O trabalho de Sonia Guajajara muito orgulha o Brasil e, em Niterói, junto com a nossa futura prefeita Talíria Petrone, tem sido uma importante força para a luta do nosso mandato em defesa da preservação dos sambaquis e da nossa Região Oceânica”.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI