Quem tem acompanhado o Campeonato da Arábia Saudita de futebol já pôde perceber que, além de jogadores e treinadores, os árabes costumam “importar” árbitros para dirigir suas partidas mais importantes. Nesta segunda-feira, o jogo entre o Al-Hilal e o Al Ettifaq teve como árbitro um brasileiro.
O catarinense Ramon Abatti Abel foi o responsável pela arbitragem da partida, vencida com facilidade pelo Al-Hilal (o time de Neymar, que continua em recuperação de contusão) por 2 a 0. Felizmente o árbitro brasileiro não se envolveu em polêmicas – só como curiosidade, ele apitou os dois jogos entre Botafogo e São Paulo neste Brasileiro.
Às vésperas de completar 34 anos (dia 18 de setembro), nascido em Araranguá, Abatti Abel passou a fazer parte do quadro de árbitros da Fifa no final do ano passado. Torcedores do Palmeiras e do Fluminense, por exemplo, têm reclamações de suas atuações em jogos do Brasileiro, principalmente por não aceitar indicações do VAR.
“Leia mais notícias de Vicente Dattoli aqui”
A intenção dos dirigentes sauditas de futebol é familiarizar jogadores (e árbitros) de seu país com diferentes métodos e sistemáticas – eles juram que em pouco tempo estarão brigando pelos títulos das grandes competições internacionais. Mexicanos, argentinos e vários europeus (principalmente portugueses) já atuaram nas partidas do Campeonato Saudita.
Na sexta-feira, o Al-Ittihad, líder da competição com 100% de aproveitamento nas quatro rodadas já realizadas, enfrentará o Al-Hilal, de Jorge Jesus. Será o primeiro grande clássico do torneio e a esperança de ver o Al-Ittihad tropeçar – o Al-Ittihad é o time de Benzema, que deixou o campo contundido na partida desta segunda-feira, contra o Al-Wehda.