Brasil

APIB: Regulação europeia deve considerar mais biomas do Brasil

APIB: Regulação europeia deve considerar mais biomas do Brasil

Foto: Arquivo – Agência Brasil

Uma comitiva liderada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e pela Rede Cerrado está na Europa desde o dia 10 de março para defender a inclusão dos ecossistemas não florestais na Regulação contra o Desmatamento da União Europeia (EUDR). A regulação busca impedir a importação de commodities que contribuam para o desmatamento.

Atualmente, a EUDR reconhece o desmatamento apenas como a conversão de florestas, o que exclui de seu escopo vastas extensões de paisagens naturais, como savanas e campos. A comitiva argumenta que a maior parte do desmatamento associado à produção de commodities para o mercado europeu ocorre em áreas não florestais, principalmente no Cerrado brasileiro.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

Dessa forma, a EUDR faz parte do Acordo Verde Europeu, um conjunto de políticas e estratégias para conter a ameaça do aquecimento global. O acordo visa tornar a Europa neutra em emissões de gases de efeito estufa até 2050.

A EUDR contempla sete commodities de risco florestal: bovinos, cacau, café, óleo de palma, soja, borracha e madeira. Segundo a Apib, mais de 80% do desmatamento ‘importado’ para a União Europeia estão concentrados em seis commodities, com destaque para soja e carne bovina, que são particularmente prejudiciais ao bioma Cerrado.

Enfim, a missão na Europa busca sensibilizar os líderes europeus para a importância de incluir o Cerrado na EUDR. Assim, a comitiva acredita que essa medida ajudará a proteger o bioma e os povos indígenas que nele vivem.

A comitiva encerra suas atividades na União Europeia no dia 22 de março.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil