Leste FluminenseSão Gonçalo

Aparelhos auditivos são distribuídos gratuitamente em São Gonçalo

Aparelhos auditivos são entregues em São Gonçalo a 1,4 mil moradores. Ação realizada em parceria com Secretaria de Estado da Saúde. Foto: Renan Otto/Ascom

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo anunciou um mutirão para a entrega de aparelhos auditivos, beneficiando, até o final de 2024, mais de 1,4 mil moradores da cidade. A primeira etapa da ação ocorre no próximo dia 12, com uma cerimônia simbólica no Teatro Municipal de São Gonçalo, onde 80 pacientes receberão os dispositivos. Durante este mês de novembro, 480 pessoas serão atendidas, todas já cadastradas na Coordenadoria de Reabilitação da Secretaria de Saúde.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e atende à resolução SES nº 3.268, de março de 2024, que institui o cofinanciamento para ampliar o acesso aos aparelhos auditivos. A secretária municipal de Saúde, Dra. Bianca Serour, destacou o compromisso com a saúde auditiva dos gonçalenses: “Vamos fortalecer e aprimorar a atenção à saúde e ao cuidado às pessoas com deficiência auditiva inseridas na Coordenadoria de Reabilitação”.

Para serem beneficiados, os moradores devem possuir encaminhamento médico de um otorrinolaringologista, realizar o exame de audiometria e estar cadastrados no sistema de regulação municipal. O processo de reabilitação auditiva é realizado pela Associação Brasileira de Assistência ao Excepcional (Abrae).

Critérios e procedimentos para inserção no sistema de reabilitação

O primeiro passo para os pacientes que necessitam de reabilitação é buscar uma consulta em qualquer unidade de saúde do município (PAMs, polos, postos de saúde e clínicas). Após a avaliação médica, caso a necessidade seja confirmada, o paciente será encaminhado a um especialista que emitirá um laudo detalhado sobre a deficiência auditiva e as necessidades de tratamento.

Com o laudo em mãos, o paciente deve se dirigir a uma unidade de saúde munido de documentos essenciais: laudo médico, identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Para o caso específico de prótese auditiva, a audiometria também deve ser anexada. Assim, ele será inserido no sistema de regulação e, posteriormente, direcionado para a unidade de saúde que realizará o tratamento, seja ela em São Gonçalo ou conveniada.

A Coordenadoria de Reabilitação, responsável pelo acompanhamento dos pacientes, está localizada no G2 do São Gonçalo Shopping, na Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *