Antonio Pitanga, renomado ator brasileiro, será o homenageado principal do 26º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, agendado para acontecer de 26 de março a 2 de abril deste ano. Esta será a primeira homenagem internacional dedicada ao artista, que volta à direção de cinema após 45 anos com o filme “Malês”. Com uma carreira prolífica de mais de 70 filmes, Pitanga será reverenciado em um evento que marca a principal mostra de cinema brasileiro na Europa.
O festival, que ocorrerá no icônico cinema L’Arlequin em Saint-Germain-des-Près, apresentará uma seleção especial de filmes estrelados por Pitanga, incluindo “Casa de Antiguidades”, “Nosso Sonho”, “Barravento” e “Ganga Zumba”. Além disso, a mostra também exibirá o documentário “Pitanga”, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga, como uma homenagem ao ator.
Durante o festival, Flávio R. apresentará uma prévia exclusiva de “Malês”, novo projeto de Pitanga como diretor, que está em fase final. Segundo Katia Adler, diretora do evento, o cartaz oficial representa a resistência cultural, destacando a luta dos afrodescendentes no Brasil e a persistência do festival ao longo dos anos.
O Festival de Cinema Brasileiro de Paris atrai mais de cinco mil espectadores anualmente, celebrando o cinema nacional na capital francesa. Organizado pela Jangada, o evento exibe uma seleção diversificada das melhores produções brasileiras, além de oferecer workshops e debates com a presença dos cineastas.