
Anora domina Oscar 2025 e vence “Ainda Estou Aqui” em duas categorias| Arte: Folha do Leste
Anora brilhou na cerimônia do Oscar 2025 e terminou noite de premiações no Dolby Theatre, em Los Angeles, neste domingo de carnaval (2) como grande vencedora. Das seis indicações, o filme de orçamento de $ 6 milhões conquistou cinco estatuetas, dentre elas, Melhor Filme. Assim sendo, o filme se consolidou como a grande produção do ano.
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles Jr, também disputou o prêmio de Melhor Filme e de Melhor Atriz. Entretanto, sucumbiu justamente para Anora. Todavia, o filme brasileiro venceu na categoria de Melhor Filme Internacional, conquistando uma das três estatuetas em que conquistou indicações.
O longa Anora, dirigido por Sean Baker, também garantiu vitórias em Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz e Melhor Montagem. Com isso, selou um domínio absoluto na premiação.
“Anora”, dirigido por Sean Baker, consiste num retrato sensível e irônico da América contemporânea. A trama acompanha Ani, uma stripper de Nova York que se envolve com o filho de um oligarca russo, ao passo que desencadeia uma jornada entre o luxo e a precariedade. O filme combina humor e crítica social, explorando, sobretudo, a luta pela sobrevivência. Principalmente, em meio às desigualdades do sonho americano.
Com estética que remete ao cinema dos anos 70, “Anora” se destaca pelo roteiro afiado e pela atuação envolvente de Mikey Madison. A obra transita entre a comédia e o drama. Em resumo, oferece uma visão crítica das classes marginalizadas e consolidou Baker como um dos diretores mais relevantes do cinema independente.