Estado do Rio de Janeiro

Angra 1 tem nova falha e é desligada do SIN

Angra 1 tem nova falha e é desligada do SIN

Foto: Divulgação – Eletronuclear

A princípio, dois incidentes afetam a usina nuclear de Angra 1 em curto espaço de tempo. O mais recente, ocorrido na terça-feira (16), fez com que a usina fosse retirada do Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo informações da Eletronuclear, responsável pelo complexo nuclear de Itaorna, em Angra dos Reis.
De acordo com a empresa, técnicos detectaram problemas em uma das válvulas de bloqueio de vapor do circuito secundário. A Eletronuclear esclarece que não há relação entre esse incidente e o ocorrido no último sábado, e a usina só voltará ao SIN após a solução do problema técnico.
Sendo assim, a empresa destaca que o desligamento do SIN no sábado foi controlado e teve o objetivo de realizar reparos na turbina. A Eletronuclear ressalta que esse evento, cujas causas estão sendo investigadas, não causou riscos aos trabalhadores, ao meio ambiente, à população e à segurança nuclear.
Contudo, a usina permanecerá fora do SIN até a conclusão da manutenção, com foco na segurança e no alto desempenho de Angra 1. O Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Comissão Nacional de Energia Nuclear foram devidamente informados sobre essa operação.
Com relação ao acidente do último sábado (13), a Eletronuclear explica que houve uma falha mecânica em uma das bombas de água de alimentação principal para os geradores de vapor de Angra 1.
Seguindo os procedimentos operacionais, a bomba de água foi desligada e a carga do reator da usina foi reduzida para 48% até o domingo (14). Tudo conforme programação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Esse incidente também ocorreu no circuito secundário, não havendo qualquer perigo radiológico envolvido.
Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *