

ANAMT lança guia de saúde no trabalho para prevenir doenças ocupacionais | Fernando Frazão/Agência Brasil
A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) lançou nesta quinta-feira (21) um guia de saúde no trabalho com orientações práticas para proteger trabalhadores e reduzir afastamentos por doenças ocupacionais. O material foi distribuído digitalmente a sindicatos, empresas e órgãos públicos.
Segundo a Anamt, em junho, mais de 330 mil brasileiros com mais de 18 anos solicitaram afastamento das atividades profissionais ao governo federal. Desse total, 76% dos benefícios concedidos pelo INSS tiveram como causa doenças.
“Um número que se repete mês após mês, com pequenas variações, compondo um ciclo silencioso de alto impacto econômico e social”, destacou a entidade. Entre os principais motivos de afastamento estão lesões por esforço repetitivo, dores lombares e doenças crônicas, seguidas de transtornos mentais e comportamentais.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
A Anamt reforça que a atuação do médico do trabalho vai além do diagnóstico de doenças. Ela se concentra na prevenção, identificando sinais e sintomas, orientando trabalhadores sobre condutas e apoiando empresas a implementar ambientes saudáveis e práticas seguras.
Conteúdo do guia
O guia de saúde no trabalho aborda:
-
Importância de exames ocupacionais, como admissional, periódico e mudança de função;
-
Atenção a detalhes do ambiente laboral e rotina, incluindo riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos;
-
Perigos aparentemente banais, como exposição a variações de temperatura, ruídos altos, produtos químicos, levantamento de peso excessivo ou movimentos repetitivos;
-
Segurança de máquinas e uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados a cada função.
Segundo a associação, a adoção dessas medidas contribui para reduzir afastamentos, prevenir doenças e proteger a saúde física e mental dos trabalhadores, beneficiando tanto os empregados quanto as empresas.