Estado do Rio de Janeiro

AME oferece atendimento de qualidade para a população do RJ

AME oferece atendimento de qualidade para a população do RJ

Foto: Governo do Rio

O Ambulatório Médico de Especialidades Jornalista Susana Naspolini (AME) foi inaugurado nesta quinta-feira (3/8) pelo governador Cláudio Castro e pelo secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho. A unidade, localizada na Rua Barão da Torre, em Ipanema, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e oferecerá consultas médicas especializadas, exames e o programa Acolhe, de prevenção à gravidez não planejada na adolescência.

O AME conta com 37 médicos nas especialidades de ginecologia, pediatria, cardiologia, neurologia pediátrica, odontologia, nutrição e fisioterapia. Também oferece exames laboratoriais, de mapeamento cerebral com eletrocardiograma (ECG), ultrassonografia, entre outros. A previsão é de que, somente na especialidade ginecológica, mais de 300 atendimentos sejam realizados por mês, além dos atendimentos em pediatria, cardiologia, neurologia pediátrica, odontologia, nutrição e fisioterapia, que totalizarão mais de 1.000 consultas mensais.

O programa Acolhe é uma iniciativa inédita em Saúde Pública para prevenir a gravidez não planejada em adolescentes. O atendimento será realizado em duas etapas. Primeiramente, os pacientes receberão palestras de médicos e especialistas sobre gestação, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, exposição a situações violentas e conscientização sobre métodos contraceptivos para evitar a gravidez não planejada. Depois, os pacientes serão encaminhados à consulta com um ginecologista.

“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”

Entre os métodos a serem ofertados pelo programa, está a aplicação de contraceptivo subdérmico. O método consiste em colocar, sob a pele do braço, uma pequena cápsula de etonogestrel, técnica feita a partir de uma simples intervenção com anestesia no local da implantação no corpo. O contraceptivo tem duração de 3 anos. O SUS oferece o implante desde 2021, mas apenas para mulheres em situação de vulnerabilidade, com idade entre 18 a 49 anos.

O Acolhe é focado na saúde das mulheres jovens. Uma gravidez não planejada afasta as meninas da escola, da futura carreira e, até mesmo, em muitos casos, do convívio social. O programa está dando a elas o direito de decidir quando querem engravidar e oferecendo todas as orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e riscos de uma gravidez não programada.

O AME é uma importante conquista para a saúde da população do Rio de Janeiro. A unidade oferecerá atendimento especializado e de qualidade para pessoas de todas as idades, e o programa Acolhe é um importante passo na prevenção da gravidez não planejada na adolescência.

 

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *