
Foto: Divulgação
Aluna do curso de Administração da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (ETEJBM), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a adolescente Ana Carolina Ribeiro foi uma das 46 pessoas selecionadas para representar o Brasil no intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos da América (EUA). A unidade educacional na qual a adolescente estuda pertence à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec),
Ana Carolina foi selecionada entre 9 mil candidatos para participar do programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa do Departamento de Estado norte-americano que, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, com a parceria de todas as secretarias estaduais de Educação do país, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e outras instituições.
Para participar do intercâmbio os candidatos precisam: ser alunos do Ensino Médio da rede pública; ter boa fluência oral e escrita em Inglês; ser comunicativo, com perfil de liderança e iniciativa e estar engajado em iniciativas de empreendedorismo e ou impacto social em suas comunidades.
Essa não é a primeira vez que Ana tenta o intercâmbio, a jovem já participou em 2022, mas não foi selecionada. Para a edição de 2023, ela se preparou mais, realizou uma nova tentativa e conseguiu a aprovação que tanto queria. A aluna viaja para São Paulo no dia 15 de janeiro e irá para os EUA no dia 19. Ana Carolina conta como foi esse processo de saber que dessa vez deu certo:
“Esse aumento de autoconhecimento que obtive, eu consegui expor com mais clareza e foi o que fez com que eles me selecionassem como uma das jovens embaixadoras que vai representar não só o estado do Rio, mas também o Brasil nessa nova edição do intercâmbio. Saber que vou ter essa oportunidade me deixa feliz demais”, avalia a estudante.
Por meio das mídias sociais, a jovem participa de um programa de impacto social com o tema “A Difusão de Educação Financeira para mulheres jovens”, e graças a ele, Carolina contou com a mentoria da Bia Santos, SEO da Barkus, empresa de educação financeira. Durante a mentoria, a Bia comentou com Ana sobre o programa, que logo chamou sua atenção e fez com que quisesse fazer parte.
“Quando eu recebi essa notícia, foi quase como uma confirmação de que os meus esforços ao longo dos anos têm valido a pena. E, ao mesmo tempo, era como se eu tivesse sido marcada com a responsabilidade de tentar trazer oportunidades como essa para outros jovens ao meu redor. E às vezes até quando nós enxergamos uma grande oportunidade, nós não nos achamos dignos de tentar. Então ter sido uma das selecionadas definitivamente coloca sobre mim a responsabilidade de inspirar outras pessoas pelo meu exemplo”, conclui a Ana Carolina Ribeiro, de 17 anos.