Leste FluminenseNiterói

Alimentação nos bares e restaurantes sobe menos que a inflação

Alimentação nos bares e restaurantes sobe menos que a inflação

Foto: Reprodução – Internet

O relatório divulgado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da região Leste Fluminense, no Rio de Janeiro, revela que o aumento no preço da alimentação fora de casa foi inferior ao comparativo com a alimentação em domicílio.

Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi constatado que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou um aumento de apenas 0,32% em novembro, enquanto a alta nos alimentos dentro de casa foi de 0,75%. Essa diferença já está chamando a atenção dos empreendedores, conforme destacado pelo IBGE.

De acordo com a pesquisa da Abrasel, 59% dos empresários do setor esperam um aumento nos preços dos alimentos e bebidas até o final de 2023. Além disso, 63% afirmaram que, caso essa alta se concretize, será necessário aumentar os preços dos itens no cardápio.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Sandro Pietrobelli, presidente da Abrasel na região Leste Fluminense, ressaltou o impacto da inflação e o aumento nos preços dos insumos na operação dos bares e restaurantes. Ele enfatizou que o setor tem se esforçado ao máximo para evitar repassar esses aumentos aos clientes, buscando equilíbrio financeiro.

Alimentação nos bares e restaurantes sobe menos que a inflação

Marcelo Freixo (Presidente da Embratur) e André Bento (Presidente da Neltur) – Foto: Eduardo Carvalho – Ascom Neltur

Pietrobelli também destacou o impacto da reforma tributária no segmento. Segundo ele, é necessário uma alíquota diferenciada para o setor, uma vez que, além da alta carga tributária atual, é preciso encontrar maneiras de manter os negócios funcionando, gerando empregos e oferecendo uma experiência de qualidade aos clientes.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *