A Prefeitura do Rio de Janeiro suspendeu, nesta terça-feira (16), a aplicação da vacina contra varicela em seus postos de saúde devido à falta de doses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio), a medida foi necessária para garantir a imunização de quem já está na fila de espera, que está sendo gradativamente chamada conforme a disponibilidade de novas doses.
A vacina contra varicela, que protege contra a catapora, é aplicada em duas doses. A primeira aos 15 meses de idade e a segunda aos 4 anos. A SMS-Rio orienta que pais e responsáveis de crianças que ainda não tomaram a vacina procurem um posto de saúde para se cadastrar na lista de espera.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a cidade aguarda a regularização do fornecimento mensal de doses da vacina contra varicela. A regularização será feita pelo Ministério da Saúde para retomar a vacinação em larga escala. Segundo a pasta, o ministério vem enviando quantidades menores do imunizante, o que ocasionou a suspensão temporária da aplicação nos postos.
Para suprir a demanda por vacinação contra varicela, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) está orientando a utilização da vacina tetravalente. Assim, protegendo contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, em doses maiores para crianças que ainda não tomaram a vacina específica contra varicela.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
Dessa forma, além da vacina contra varicela, a vacina contra Covid-19 para adultos também está em falta na cidade do Rio. Contudo, no momento, há doses disponíveis apenas para bebês e crianças. A Secretaria Municipal de Saúde informa que as últimas 500 doses do imunizante para adultos foram aplicadas durante o Dia D de vacinação, realizado no último sábado (13).
Enfim, em 2024, o estado do Rio de Janeiro registrou quase 50 mil casos de varicela, com 280 mortes. Assim, destes, 27 mil casos e 120 mortes foram registrados na capital fluminense.