Estado do Rio de Janeiro

Alerj pedirá reserva de vagas para concursados da Seap

Alerj pedirá reserva de vagas para concursados da Seap

Foto: Divulgação – Seap

A Comissão de Servidores Públicos, da Alerj, encaminhará ofício à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) solicitando a reserva de 114 vagas para candidatos remanescentes de concursos públicos anteriores – realizados em 2003, 2006 e 2012 – em futuro certame a ser realizado pelo órgão. A medida foi anunciada, nesta quarta-feira (20), em reunião extraordinária do colegiado.

Segundo a Seap, 263 concursados foram aprovados no teste de aptidão física (TAF), realizado em janeiro deste ano. Contudo, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2021 entre o órgão, a Alerj, e outros órgãos prevê o preenchimento de 137 vagas.

Desse modo, restariam 126 candidatos, sendo que 12 foram reprovados no teste psicotécnico, totalizando os 114 remanescentes. Todos os aprovados no TAF precisam passar, além do psicotécnico, pelo teste médico e investigação social antes da efetivação.

“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”

Cabe ressaltar que a Seap solicitou ao Governo do Estado a realização de novo concurso com 2 mil vagas, sendo 447 delas para serem ocupadas imediatamente.

Alerj pedirá reserva de vagas para concursados da Seap

Foto: Octacílio Barbosa – Alerj

A presidente da comissão, deputada estadual Martha Rocha (PDT), explicou que a reserva de vagas aos remanescentes de certames anteriores, no próximo concurso, possibilitará que parte delas seja ocupada mais rapidamente, de modo a atenuar o déficit de policiais penais.

“O certame leva até um ano e meio para efetivar a nomeação dos aprovados. Se pudermos aproveitar essas pessoas, a secretaria terá 114 concursados prontos para serem colocados como policiais penais em até cinco meses. Havendo o bloqueio, esses candidatos poderão ser chamados, independente dos trâmites do novo concurso”, explicou a parlamentar.

A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, explicou que todos os aprovados no TAF realizarão as etapas restantes do certame, e que, conforme haja reprovações, pode reduzir o número de remanescentes. Ela também sinalizou positivamente em relação à proposta do bloqueio de vagas.

“Precisamos suprir o efetivo. Os 263 já se encontram fazendo todas as etapas do certame. Entendo que possamos acolher a sugestão dos deputados”, disse.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *