O longa-metragem “Ainda Estou Aqui” continua na disputa pelo Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta terça-feira (17), a lista dos 15 filmes pré-selecionados, e a obra brasileira, dirigida por Walter Salles, aparece entre os destaques.
+ LEIA TAMBÉM: ►Morre aos 36 anos a irmã de MC Kevin
O filme conquistou o público brasileiro ao levar mais de 2,7 milhões de espectadores aos cinemas. Adaptado do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, a trama se desenrola em 1971, durante a ditadura militar.
Na história, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello, é levado de casa pelos militares, obrigando sua esposa Eunice, vivida por Fernanda Torres, a se reinventar para cuidar dos cinco filhos.
Sucesso nacional e reconhecimento internacional
Antes mesmo de sua estreia no Brasil, “Ainda Estou Aqui” foi aclamado em importantes festivais internacionais. No Festival de Veneza, a produção conquistou o prêmio de Melhor Roteiro.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
O reconhecimento também se estende ao Globo de Ouro, onde concorre na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Além disso, Fernanda Torres disputa o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama, destacando-se com sua atuação emocionante.
Lista dos pré-selecionados ao Oscar 2025
Confira os 15 filmes selecionados para a categoria Melhor Filme Internacional:
- A Semente do Fruto Sagrado – Alemanha
- Ainda Estou Aqui – Brasil
- Une Langue Universelle – Canadá
- A Garota da Agulha – Dinamarca
- Emilia Pérez – França
- Santosh – Inglaterra
- Kneecap: Música de Liberdade – Irlanda
- Snerting – Islândia
- Vermiglio – Itália
- Straume – Letônia
- Armand – Noruega
- From Ground Zero – Palestina
- Ondas – República Tcheca
- Dahomey – Senegal
- Como Ganhar Milhões Antes Que a Vovó Morra – Tailândia
Trajetória de um filme histórico
Com uma narrativa envolvente e atuações marcantes, “Ainda Estou Aqui” retrata um dos períodos mais sombrios da história brasileira. O diretor Walter Salles conduz a trama com sensibilidade, dando voz às dificuldades enfrentadas pelas famílias durante a ditadura militar.
+ LEIA TAMBÉM: ►Shopping da Zona Norte do Rio ganhar super parque radical infantil
A adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva emociona o público e reafirma o impacto do cinema nacional.
A inclusão do filme na lista dos pré-selecionados para o Oscar é um marco para a produção brasileira, que ganha cada vez mais espaço no cenário internacional.