BrasilDireitos Humanos

Agentes do disque 100 são treinados para denúncias de trabalho escravo

Créditos: pixabay

Os coordenadores, supervisores e atendentes do Disque 100, o canal de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), passaram por um treinamento especializado para lidar com denúncias de trabalho escravo. Promovida pela Coordenação-Geral de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério, a capacitação foi ministrada pela palestrante Deise Benedito, mestre em Direito e Criminologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Durante o treinamento, foram abordados temas como a origem do trabalho escravo no Brasil e a comparação entre o período de colonização e os tempos atuais. Benedito ressaltou a importância do reconhecimento dos povos originários para entender o contexto de racismo, preconceito e violência.

A palestrante destacou as consequências da escravidão no país, incluindo a perda de identidade e o apagamento das expressões culturais das pessoas escravizadas.

A formação continua com mais dois módulos agendados para os dias 8 e 29 de fevereiro. O treinamento contou com a presença de autoridades como Marina Sampaio, coordenadora de Erradicação do Trabalho Escravo do MDHC, Kelly Garcêz, coordenadora-geral do Disque Direitos Humanos, Andreia Minduca, coordenadora-geral de Erradicação do Trabalho Escravo, e Lucia Helena Conceição de Souza, coordenadora de Apoio da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo.

O Disque 100 é um serviço de utilidade pública disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, que visa orientar a população sobre direitos humanos e receber denúncias. Em 2023, o Brasil registrou o maior número de denúncias de trabalho escravo desde que o serviço começou a atender esse tipo de demanda, com mais de 3,4 mil registros. O Disque 100 pode ser acionado gratuitamente pelo número 100, por e-mail, pelo site da Ouvidoria, pelos números de Whatsapp (61) 99611-0100 e Telegram, e também oferece atendimento presencial na sede da Pasta, em Brasília.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil